|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Cerrados; Embrapa Florestas; Embrapa Hortaliças; Embrapa Instrumentação; Embrapa Meio Norte / UEP-Parnaíba; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Pantanal; Embrapa Roraima; Embrapa Soja; Embrapa Solos; Embrapa Tabuleiros Costeiros; Embrapa Territorial; Embrapa Unidades Centrais; Embrapa Uva e Vinho. MenosEmbrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Cerrados; Embrapa Florestas; Embrapa Hortaliças; Embrapa Instrumentação... Mostrar Todas |
Data corrente: |
23/01/2003 |
Data da última atualização: |
28/05/2008 |
Autoria: |
HAMMES, V. S. (Ed.). |
Título: |
Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2002. |
Volume: |
5 v. |
ISBN: |
85-383-162.6 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
v. 1 - Construção da proposta pedagógica; v. 2 - Proposta metodológica de macroeducação.; v. 3 - Ver, percepção do diagnóstico ambiental; v. 4 - Julgar, percepção do impacto ambiental; v. 5 - Agir, percepção da gestão ambiental. |
Conteúdo: |
v. 1 Construção da proposta pedagógica: Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na conscientização ambiental; A mídia como aliada na busca de um ambiente saudável; Legislação ambiental; - tutela jurídica; Direito e defesa ambiental; Crimes ambientais; Fontes legais de defesa ambiental; Legislação ambiental; - tutela administrativa; Instrumentos legais de tutela; Estrutura da defesa ambiental pelo poder público; Licenciamento; Punições administrativas; Órgãos públicos de defesa do meio ambiente; Sociedade civil na defesa do meio ambiente; Organizações não-governamentais; Como formar uma ONG; Elaboração de projetos e captação de recursos; Criação de projetos; Parceria e ética; Terceiro setor; Atividades pedagógicas; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Sistematizando o trabalho multi e interdisciplinar; Oficina de elaboração de projetos; Projeto Âncora; Projeto Leitura e Vida; Lendo o contexto; Diversidade textual; Jogo de letras; O campus e a biosfera; Fiscal do meio ambiente; v. 2 Proposta metodológica de macroeducação: Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do projeto; Avaliação do projeto escolar; Monitoramento ambiental; Dinâmicas de grupo; Atividades artísticas; O desafio da cooperação; Jogos cooperativos; O Guia e o Cego; Atividades pedagógicas; Estatística descritiva para avaliação exploratória de dados; Caderno local; Jardins multifuncionais; Trilha na escola; Roteiro de trilha interpretativa; Trilha temática; Kits pedagógicos; Observações climáticas; O uso do espaço para o desenvolvimento sustentável; Autores sociais e unidades de educação (agro)ambiental; Teste de percepção ambiental do aluno ou professor; Avaliação simplificada do projeto; Produção coletiva de publicação. v. 3 Ver, percepção do diagnóstico ambiental: Meio físico: clima; atmosfera e energia - climas no mundo - a importância das águas superficiais e subterrâneas no diagnóstico ambiental - solos: conceitos, origens, caracterização e capacidade de suporte. Meio biológico: valor da biodiversidade - visão geral sobre ecossistema - capacidade de suporte - polinização e dispersão de sementes - biodiversidade: a fauna - hábitos alimentares - a observação de aves - fragmentação de ecossistemas - preservação e conservação - serviços vegetais prestados pela cobertura vegetal - microrganismos e sua importância no ecossistema - transgênicos. Meio antrópico: diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico - a extensão rural na sustentabilidade dos ecossistemas produtivos rurais - a dominância das capoeiras na paisagem agrícola da Amazônia - as árvores no ambienta urbano - agroecologia, construindo uma agricultura sustentável - diagnóstico da propriedade - população e meio ambiente: qualidade de vida e conservação ambiental - o lixo em nossa vida - resíduos urbanos, uma abordagem sistêmica - resíduos industriais - resíduos perigosos. Atividades pedagógicas: trilhas de interpretaçao da natureza - na trilha da árvore - como investigar o ambiente próximo - como investigar o solo - ciclo hidrológico e qualidade da água - estudo ecológico do manguezal - estudo ecológico de uma praia arenosa - estudo ecológico do costão rochoso - como investigar o plâncton - microrganismos - como investigar o lixo. v. 4 Julgar, percepção do impacto ambiental:Intervenção antrópicas. Sociedade e natureza. Impacto ambiental. Análise de perigo e avaliação de risco. Efeitos da diversidade e da complexidade de uso e ocupação do espaço geográfico. Evidências de modificações climáticas decorrentes do efeito estufa. Importância das águas superficiais e subterrâneas. Compactação e erosão do solo. Erosão, um indicador de impacto ambiental. Perda da biodiversidade. Bioindicadores. Doenças endêmicas. Modo de vida e impactos ambientais globais. Os efeitos da globalização. Agricultura, pecuária e silvicultura. Agricultura e meio ambiente. Impactos ambientais da agricultura. Erosão do solo na Microbacia do Córrego Taquara Branca. Agrotóxicos e seus efeitos sobre a saúde. Avaliação de efeitos dos agrotóxicos sobre a vida aquática. Aqüicultura e meio ambiente. Controle de pragas. Condições ecológicas para a sustentabilidade agrícola. Bioindicadores de impacto em sistemas orgânicos. Mineração. Impacto ambiental da mineração. Turismo no espaço rural. Atividades pedagógicas. Avaliação ambiental estratégica. Oficina de trilhas interpretativas. Queimada e a estrutura física do solo. Poluição ambiental. Madeira, um recurso natural renovável de grande utilização. A agressão dos agroquímicos na vida aquática. Modo de vida e impactos ambientais globais. Jogo com cartões relacionados. v. 5 Agir, percepção da gestão ambiental: Gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Norma ISO 14001. Alternativas de ação. Conceituação jurídica de energia elétrica. Corredores de mata. Falta d'água. Sistema zona de raízes. Jardim ecológico. Agricultura sustentável. Permacultura. Vida orgânica. Integração no organismo agrícola. Conversão para práticas agrícolas sustentáveis. Cultivo de plantas medicinais. Pecuária orgânica. Aqüicultura e meio ambiente. Desinfestação do solo com o uso de energia solar. Manejo da adubação-verde para a vivificação do solo no organismo agrícola. Utilização de lodo de esgoto na agricultura. Controle biológico. Controle natural de doenças e pragas agrícolas. Recuperação de áreas degradadas pela mineração. Enfrentando o problema do lixo. Famílias organizadas para a construção da cidadania. Atividades pedagógicas. Recuperação de manguezais. Manejo sustentável com ênfase em agropecuária orgânica. Compostagem. Reabitação de ecossistemas aquáticos. Reciclagem de papel. Menosv. 1 Construção da proposta pedagógica: Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na conscientização ambiental; A mídia como aliada na busca de um ambiente saudável; Legislação ambiental; - tutela jurídica; Direito e defesa ambiental; Crimes ambientais; Fontes legais de defesa ambiental; Legislação ambiental; - tutela administrativa; Instrumentos legais de tutela; Estrutura da defesa ambiental pelo poder público; Licenciamento; Punições administrativas; Órgãos públicos de defesa do meio ambiente; Sociedade civil na defesa do meio ambiente; Organizações não-governamentais; Como formar uma ONG; Elaboração de projetos e captação de recursos; Criação de projetos; Parceria e ética; Terceiro setor; Atividades pedagógicas; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Sistemat... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Diagnóstico ambiental; Environmental politics; Extensão; Gestao ambiental; Legislação ambiental; Legislation; Metodologia; ONGs; Pedagógia; Project; Projeto; Projetos; Projetos escolares. |
Thesagro: |
Capacitação; Desenvolvimento Sustentável; Ecologia; Educação Ambiental; Ensino; Impacto Ambiental; Legislação; Meio Ambiente; Pesquisa; Política Ambiental; Recurso Natural. |
Thesaurus Nal: |
environmental education; sustainable development. |
Categoria do assunto: |
-- P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 08903nam a2200481 a 4500 001 1246148 005 2008-05-28 008 2002 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a85-383-162.6 100 1 $aHAMMES, V. S. (Ed.). 245 $aEducação ambiental para o desenvolvimento sustentável. 260 $aBrasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente$c2002 300 $a5 v. 490 $v5 v. 500 $av. 1 - Construção da proposta pedagógica; v. 2 - Proposta metodológica de macroeducação.; v. 3 - Ver, percepção do diagnóstico ambiental; v. 4 - Julgar, percepção do impacto ambiental; v. 5 - Agir, percepção da gestão ambiental. 520 $av. 1 Construção da proposta pedagógica: Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na conscientização ambiental; A mídia como aliada na busca de um ambiente saudável; Legislação ambiental; - tutela jurídica; Direito e defesa ambiental; Crimes ambientais; Fontes legais de defesa ambiental; Legislação ambiental; - tutela administrativa; Instrumentos legais de tutela; Estrutura da defesa ambiental pelo poder público; Licenciamento; Punições administrativas; Órgãos públicos de defesa do meio ambiente; Sociedade civil na defesa do meio ambiente; Organizações não-governamentais; Como formar uma ONG; Elaboração de projetos e captação de recursos; Criação de projetos; Parceria e ética; Terceiro setor; Atividades pedagógicas; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Sistematizando o trabalho multi e interdisciplinar; Oficina de elaboração de projetos; Projeto Âncora; Projeto Leitura e Vida; Lendo o contexto; Diversidade textual; Jogo de letras; O campus e a biosfera; Fiscal do meio ambiente; v. 2 Proposta metodológica de macroeducação: Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do projeto; Avaliação do projeto escolar; Monitoramento ambiental; Dinâmicas de grupo; Atividades artísticas; O desafio da cooperação; Jogos cooperativos; O Guia e o Cego; Atividades pedagógicas; Estatística descritiva para avaliação exploratória de dados; Caderno local; Jardins multifuncionais; Trilha na escola; Roteiro de trilha interpretativa; Trilha temática; Kits pedagógicos; Observações climáticas; O uso do espaço para o desenvolvimento sustentável; Autores sociais e unidades de educação (agro)ambiental; Teste de percepção ambiental do aluno ou professor; Avaliação simplificada do projeto; Produção coletiva de publicação. v. 3 Ver, percepção do diagnóstico ambiental: Meio físico: clima; atmosfera e energia - climas no mundo - a importância das águas superficiais e subterrâneas no diagnóstico ambiental - solos: conceitos, origens, caracterização e capacidade de suporte. Meio biológico: valor da biodiversidade - visão geral sobre ecossistema - capacidade de suporte - polinização e dispersão de sementes - biodiversidade: a fauna - hábitos alimentares - a observação de aves - fragmentação de ecossistemas - preservação e conservação - serviços vegetais prestados pela cobertura vegetal - microrganismos e sua importância no ecossistema - transgênicos. Meio antrópico: diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico - a extensão rural na sustentabilidade dos ecossistemas produtivos rurais - a dominância das capoeiras na paisagem agrícola da Amazônia - as árvores no ambienta urbano - agroecologia, construindo uma agricultura sustentável - diagnóstico da propriedade - população e meio ambiente: qualidade de vida e conservação ambiental - o lixo em nossa vida - resíduos urbanos, uma abordagem sistêmica - resíduos industriais - resíduos perigosos. Atividades pedagógicas: trilhas de interpretaçao da natureza - na trilha da árvore - como investigar o ambiente próximo - como investigar o solo - ciclo hidrológico e qualidade da água - estudo ecológico do manguezal - estudo ecológico de uma praia arenosa - estudo ecológico do costão rochoso - como investigar o plâncton - microrganismos - como investigar o lixo. v. 4 Julgar, percepção do impacto ambiental:Intervenção antrópicas. Sociedade e natureza. Impacto ambiental. Análise de perigo e avaliação de risco. Efeitos da diversidade e da complexidade de uso e ocupação do espaço geográfico. Evidências de modificações climáticas decorrentes do efeito estufa. Importância das águas superficiais e subterrâneas. Compactação e erosão do solo. Erosão, um indicador de impacto ambiental. Perda da biodiversidade. Bioindicadores. Doenças endêmicas. Modo de vida e impactos ambientais globais. Os efeitos da globalização. Agricultura, pecuária e silvicultura. Agricultura e meio ambiente. Impactos ambientais da agricultura. Erosão do solo na Microbacia do Córrego Taquara Branca. Agrotóxicos e seus efeitos sobre a saúde. Avaliação de efeitos dos agrotóxicos sobre a vida aquática. Aqüicultura e meio ambiente. Controle de pragas. Condições ecológicas para a sustentabilidade agrícola. Bioindicadores de impacto em sistemas orgânicos. Mineração. Impacto ambiental da mineração. Turismo no espaço rural. Atividades pedagógicas. Avaliação ambiental estratégica. Oficina de trilhas interpretativas. Queimada e a estrutura física do solo. Poluição ambiental. Madeira, um recurso natural renovável de grande utilização. A agressão dos agroquímicos na vida aquática. Modo de vida e impactos ambientais globais. Jogo com cartões relacionados. v. 5 Agir, percepção da gestão ambiental: Gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Norma ISO 14001. Alternativas de ação. Conceituação jurídica de energia elétrica. Corredores de mata. Falta d'água. Sistema zona de raízes. Jardim ecológico. Agricultura sustentável. Permacultura. Vida orgânica. Integração no organismo agrícola. Conversão para práticas agrícolas sustentáveis. Cultivo de plantas medicinais. Pecuária orgânica. Aqüicultura e meio ambiente. Desinfestação do solo com o uso de energia solar. Manejo da adubação-verde para a vivificação do solo no organismo agrícola. Utilização de lodo de esgoto na agricultura. Controle biológico. Controle natural de doenças e pragas agrícolas. Recuperação de áreas degradadas pela mineração. Enfrentando o problema do lixo. Famílias organizadas para a construção da cidadania. Atividades pedagógicas. Recuperação de manguezais. Manejo sustentável com ênfase em agropecuária orgânica. Compostagem. Reabitação de ecossistemas aquáticos. Reciclagem de papel. 650 $aenvironmental education 650 $asustainable development 650 $aCapacitação 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEcologia 650 $aEducação Ambiental 650 $aEnsino 650 $aImpacto Ambiental 650 $aLegislação 650 $aMeio Ambiente 650 $aPesquisa 650 $aPolítica Ambiental 650 $aRecurso Natural 653 $aBrasil 653 $aDiagnóstico ambiental 653 $aEnvironmental politics 653 $aExtensão 653 $aGestao ambiental 653 $aLegislação ambiental 653 $aLegislation 653 $aMetodologia 653 $aONGs 653 $aPedagógia 653 $aProject 653 $aProjeto 653 $aProjetos 653 $aProjetos escolares
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 17 | |
6. | | HAMMES, V. S. (ed.). Construção da proposta pedagógica. 3.ed.rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 1 349 p. il. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 1). Primeira e segunda edições (2002, 2004), publicados com 5 v.Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
9. | | HAMMES, V. S. (ed.). Julgar: percepção do impacto ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012 286 p. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, 4). Projeto Minibibliotecas.Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
| |
Registros recuperados : 17 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|