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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
24/10/1996 |
Data da última atualização: |
07/08/2007 |
Autoria: |
GONCALVES, C. F. F. |
Título: |
O ensino de estatistica no terceiro grau atraves de situacoes problemas. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 12., 1996, Caxambu. Resumos... São Paulo: ABE, 1996. |
Páginas: |
p.193-194. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo. |
Conteúdo: |
Este trabalho e consequencia de muita reflexao sobre os problemas que atingem os alunos da graduacao, matriculados em disciplinas de Estatistica. Percebe-se que, muitas vezes, ha falta de motivacao dos alunos para o estudo da Estatistica. Como consequencia pode-se ter um indice de desistencia e reprovacao nao desejavel. Ao procurar identificar as causas que originaram esse fato, o que se encontra que o principal fator para a desmotivacao dos alunos e a postura do professor em sala de aula. O professor muitas vezes "ensina" uma estatistica totalmente fora da realidade do aluno, fazendo com que o aluno desanime e "deixe de lado" a disciplina. O ensino de Estatistica, atraves de situacoes problemas, proporciona aos alunos a ampla e total participacao em todo oprocesso de ensino-aprendizagem. Este fato serve para motiva-los aos estudo da disciplina; levando-os a perceber a aplicacao da disciplina e sua area de estudo. Alem disso, vem proporcionar o desenvolvimento de um espirito mais critico; propiciando o rompimento com o estigma: "Estatistica e dificil", partindo das experiencias adquiridas pelo estudante em seu processo de vida academica e social. A experiencia na realizacao deste trabalho proporciona uma vivencia que certamente sirvara de apoio para a mudanca na postura dos docentes que atuam na area, motivando-os a tornar esse ensino agradavel e significativo a partir de sua aplicacao no dia-a-dia, desafiando o aluno a compreensao das ideias e conceitos estatisticos, a partir de situacoes problemas. (...) MenosEste trabalho e consequencia de muita reflexao sobre os problemas que atingem os alunos da graduacao, matriculados em disciplinas de Estatistica. Percebe-se que, muitas vezes, ha falta de motivacao dos alunos para o estudo da Estatistica. Como consequencia pode-se ter um indice de desistencia e reprovacao nao desejavel. Ao procurar identificar as causas que originaram esse fato, o que se encontra que o principal fator para a desmotivacao dos alunos e a postura do professor em sala de aula. O professor muitas vezes "ensina" uma estatistica totalmente fora da realidade do aluno, fazendo com que o aluno desanime e "deixe de lado" a disciplina. O ensino de Estatistica, atraves de situacoes problemas, proporciona aos alunos a ampla e total participacao em todo oprocesso de ensino-aprendizagem. Este fato serve para motiva-los aos estudo da disciplina; levando-os a perceber a aplicacao da disciplina e sua area de estudo. Alem disso, vem proporcionar o desenvolvimento de um espirito mais critico; propiciando o rompimento com o estigma: "Estatistica e dificil", partindo das experiencias adquiridas pelo estudante em seu processo de vida academica e social. A experiencia na realizacao deste trabalho proporciona uma vivencia que certamente sirvara de apoio para a mudanca na postura dos docentes que atuam na area, motivando-os a tornar esse ensino agradavel e significativo a partir de sua aplicacao no dia-a-dia, desafiando o aluno a compreensao das ideias e conceitos estatisticos, a part... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
12/09/2023 |
Data da última atualização: |
04/10/2023 |
Autoria: |
TEIXEIRA, W. G.; PASCHOAL, W. H.; RODRIGUES, M. do R. L.; MACEDO, J. L. V. de; NEVES, M. L. S. das; SHINZATO, E. |
Afiliação: |
WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; WILLER HERMETO PASCHOAL, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS; MARIA DO ROSARIO LOBATO RODRIGUES, CPAA; JEFERSON LUIS VASCONCELOS DE MACEDO, CPAA; MATHEUS LEAL SOARES DAS NEVES, BOLSISTA CNPS; EDGAR SHINZATO, SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. |
Título: |
Nota técnica - mapa de solos do município de Parintins-AM - escala 1:250.000. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2023. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Esse mapa representa a distribuição espacial dos solos do município de Parintins (AM). As classes de solos do município de Parintins são apresentadas, com base nos dados disponíveis na legenda do mapa temático de Pedologia (IBGE, 2021), disponibilizado pelo Banco de Dados de Informações Ambientais (BDIA) e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com legenda organizada por (TEIXEIRA et al., 2022), o critério de classificação dos solos segue as recomendações do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Santos et al, 2018). Esta Nota Técnica apresenta tabela com as áreas (ha) e estima os percentuais de cada unidade de mapeamento (UM), sendo os mapas disponíveis para download em PDF e no formato SIG (shapefile) no Portal de Dados do PronaSolos e do Geoinfo - Embrapa Solos. |
Palavras-Chave: |
Amazonas; Geoprocessamento; Mapa de solos; Parintins. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1156615/1/Nt-Mapa-Solos-1-250000-Parintins.pdf
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Marc: |
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