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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
19/12/2018 |
Data da última atualização: |
18/02/2021 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
GONÇALVES, R. A. dos S. |
Afiliação: |
Raphaela Alessandra dos Santos Gonçalves, UFRRJ. |
Título: |
Percepção do Consumidor em Relação à Nanotecnologia. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
2018. |
Páginas: |
89 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). |
Conteúdo: |
A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. O estudo quantitativo foi elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, onde as mais citadas serviram de base para a formulação das afirmações, as quais foram avaliadas por 403 indivíduos utilizando escalas de 7 pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. A intenção de compra dos produtos (ingredientes, embalagem de alimentos e cosmético) utilizando essa tecnologia apontou a maior média para o cosmético. Os participantes demonstraram maior confiança na pesquisa científica como fonte de informação sobre a nanotecnologia. A avaliação da neofobia (aversão) do consumidor em relação às novas tecnologias de alimentos revelou que 70% dos participantes foram considerados Neutros, 16% como Neofílicos (receptíveis) e 14% Neofóbicos (restritivos). O consumidor tem importante papel na consolidação desta tecnologia através do julgamento e da aceitação dos novos produtos, determinando, assim, o sucesso ou fracasso comercial. Tais resultados deste estudo serão úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia. MenosA nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimen... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registros recuperados : 354 | |
21. | | GURGEL GONÇALVES, R.; LAUMANN, R. A. Insetos. In: FONSECA, F. O. (Org.). Águas emendadas. Brasília, DF: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, 2008. p. 242-252 il. color. Co-autores: André O. Rodrigues; Edimilson S. C. Júnior; Fernanda F. O. Pereira; Flávio H. B. M. D. Cardoso; Frederico P. Barbosa; Luciana B. Carvalho; Mariana Guimarães de Sousa, bolsista, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia;...Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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Registros recuperados : 354 | |
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