Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
05/06/2006 |
Data da última atualização: |
30/07/2007 |
Autoria: |
GAMA, L. C. |
Título: |
Divulgação científica: leituras em classes de ensino médio. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005. |
Páginas: |
111 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. |
Conteúdo: |
Esta dissertação teve como objetivo analisar o funcionamento da leitura de livros de divulgação científica na escola em condições determinadas. A pesquisa partiu da hipótese de que a diversidade de informações, a partir de diferentes leituras, possa abrir o leque de interpretações, possibilitar a contraposição de visões e facilitar a manifestação pelos estudantes de suas opiniões e interesses.
Os livros escolhidos para a pesquisa em sala de aula foram Issac Newton e sua maçã e Albert Einstein e seu universo inflável, os quais fazem parte da coleção Mortos da Fama, da editora Companhia das Letras. A pesquisa foi realizada em classes do 1 e 2 anos do ensino médio, de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo.
Os referenciais teóricos que guiaram ester trabalho, foram os da Análise do Discurso, da escola francesa. A importância qua a análise de discurso dá a exterioridade, ou seja, às condições de produção na atividade discursiva, fez com que se considerasse esse referencial adequado para buscar compreender o funcionamento da leitura de divulgação em determinadas situações escolares.
Com este trabalho observa-se que a leitura de livros de divulgação científica em sala de aula, independente das críticas ao conteúdo científico, desperta interesses entre os estudantes, permite a manifestação dos alunos, estabelece relação entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos, e propicia a produção de sentidos diversificados. |
Palavras-Chave: |
Leitura; Leitura científica. |
Thesagro: |
Educação; Ensino Médio. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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