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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrossilvipastoril. |
Data corrente: |
22/02/2022 |
Data da última atualização: |
22/02/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
HOOGERHEIDE, E. S. S.; FIGUEREDO, P. E.; OLER, J. L. R.; TIAGO, A. V. |
Afiliação: |
EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; POLIANA ELIAS FIGUEREDO, UFMT, Sinop-MT; JULIANA LARROSA RODRIGUES OLER, UNESP, Rio Claro-SP; AUANA VICENTE TIAGO, BIONORTE, Alta Floresta-MT. |
Título: |
Etnovariedades de mandioca identificadas em comunidade tradicional da baixada cuiabana, Mato Grosso. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 138-140. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Muitos estudos destacam a elevada diversidade de variedades locais de mandioca cultivada por agricultores tradicionais em diferentes locais do Brasil (Amorozo, 2010), sendo também comprovada a alta diversidade genética manejada nas comunidades tradicionais. Tamanha diversidade pode ser atribuída a possível origem e domesticação da planta na região que se estende desde o Amazonas até o Mato Grosso. A região denominada Baixada Cuiabana situa-se ao norte do Pantanal Mato- Grossense, sendo uma das poucas regiões em Mato Grosso que ainda preserva as antigas características de comunidades de agricultores de subsistência, e ocupa secularmente área de sesmarias e apresenta comunidades tradicionais de pequenos agricultores que mantêm expressiva diversidade de mandioca e outros cultivos (Amorozo, 2010). O presente estudo tem por objetivo fazer o levantamento das etnovariedades de mandioca mantidas pelos agricultores de uma comunidade tradicional da Baixada Cuiabana, a fim de conhecer as etnovariedades por eles mantidas. |
Palavras-Chave: |
Baixada cuiabana; Comunidade tradicional; Etnovariedade. |
Thesagro: |
Comunidade Rural; Mandioca; Manihot Esculenta. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231744/1/2018-cpamt-essh-etnovariedade-mandioca-identificada-comunidade-tradicional-baixada-cuiabana-mt-p-138-140.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT) |
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Biblioteca |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
14/12/2015 |
Data da última atualização: |
03/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ARAÚJO, M. I. de; ARAÚJO, A. M. C. de; ALMEIDA, J. C. de; SOUSA, S. G. A. de. |
Afiliação: |
Maria Isabel de Araújo, IFAM; Avania Maria Cordeiro de Araújo, IFAM; José Carlos de Almeida, IFAM; SILAS GARCIA AQUINO DE SOUSA, CPAA. |
Título: |
A educação a distância e a diversidade etnocultural amazônica. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2015, Boa Vista. Resumos expandidos... Boa Vista: Universidade Federal de Roraima, 2015. v. 1. n. 1. p. 29-32. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Do ponto de vista acadêmico o desafio da inter e da transdisciplinaridade, por vezes, parece difícil de superar o ?saber popular do saber científico?. No campo da EaD as mudanças ainda demoram a se fazer sentidas, visto que a prática docente, a escola e os educandos revelam uma resistência ao novo, ancoradas que estão no passado mítico e no medo do desconhecido, colocando em xeque os conceitos de progresso, desenvolvimento sustentável, cidadania e empregabilidade (ARAÚJO, 2013). A partir desta concepção se buscou fazer uma analise sobre a educação formal e não formal na metodologia da EaD e a diversidade etnocultural Amazônica. |
Palavras-Chave: |
Diversidade etnocultural; Educação a distância. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/135517/1/Resumos-Expandidos-Silas.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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