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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
11/05/2017 |
Data da última atualização: |
12/07/2021 |
Autoria: |
DUTRA, L. A.; FERNANDES, J. A. B.; FERNANDES, J. S. P.; RAMALHO, R. C.; LUNA, A. de A.; CARVALHO, F. C. de. |
Título: |
Influência de diferentes alturas de corte sobre a relação folha:colmo e produção de matéria seca do capim mulato sob irrigação. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 3., 2009, Sobral. Anais... Sobral: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2009. 3 f. 1 CD ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: Objetivou-se avaliar diferentes alturas de corte sobre a relação folha:colmo e produção de matéria seca do capim-mulato. O estudo foi realizado na Fazenda Experimental Vale do Acaraú, localizada no município de Sobral- eará, no período de janeiro a dezembro de 2008. As unidades experimentais foram irrigadas e receberam adubação nitrogenada equivalente a 350 kg de N/ha a cada 30 dias. O delineamento utilizado foi inteiramente ao acaso e os tratamentos corresponderam a quatro condições de pasto, representadas pelas alturas de 10, 20, 30 e 40 cm de resíduo através de uniformização manual a cada 30 dias, com 3 repetições cada. Foram avaliados a relação folha:colmo e a produção (kg de MS/ha). O aumento na altura de corte apresentou maior produção de biomassa da parte aérea, porém, reduziu a relação folha:colmo. A altura de corte foi um forte determinante na relação folha:colmo e produção de matéria seca. [Influence of different heights of cut on the leaf: stem ratio and dry matter production of Mulato grass under irrigation] Abstract: The objective of this study was to evaluate different heights of cut on the leaf: stem ratio and dry matter production of mulato grass. The study was conducted at the Fazenda Experimental Vale do Acaraú, located in the municipality of Sobral-Ceará, in the period January to December 2008. All treatments were irrigated and received 350 kg N / ha of nitrogen fertilization every 30 days. The design was randomized and the treatments consisted of four pasture conditions, represented by the heights of 10, 20, 30 and 40 cm of waste through standardized manual every 30 days with 3 replicates. We evaluated the leaf: stem ratio and production (kg DM / ha). The increase in cutting height had a higher biomass of shoots, however, reduced leaf: stem ratio. The cutting height was a strong determinant of leaf:stem ratio and dry matter production. MenosResumo: Objetivou-se avaliar diferentes alturas de corte sobre a relação folha:colmo e produção de matéria seca do capim-mulato. O estudo foi realizado na Fazenda Experimental Vale do Acaraú, localizada no município de Sobral- eará, no período de janeiro a dezembro de 2008. As unidades experimentais foram irrigadas e receberam adubação nitrogenada equivalente a 350 kg de N/ha a cada 30 dias. O delineamento utilizado foi inteiramente ao acaso e os tratamentos corresponderam a quatro condições de pasto, representadas pelas alturas de 10, 20, 30 e 40 cm de resíduo através de uniformização manual a cada 30 dias, com 3 repetições cada. Foram avaliados a relação folha:colmo e a produção (kg de MS/ha). O aumento na altura de corte apresentou maior produção de biomassa da parte aérea, porém, reduziu a relação folha:colmo. A altura de corte foi um forte determinante na relação folha:colmo e produção de matéria seca. [Influence of different heights of cut on the leaf: stem ratio and dry matter production of Mulato grass under irrigation] Abstract: The objective of this study was to evaluate different heights of cut on the leaf: stem ratio and dry matter production of mulato grass. The study was conducted at the Fazenda Experimental Vale do Acaraú, located in the municipality of Sobral-Ceará, in the period January to December 2008. All treatments were irrigated and received 350 kg N / ha of nitrogen fertilization every 30 days. The design was randomized and the treatments consisted of ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Capim-mulato. |
Thesagro: |
Morfogênese; Pastejo; Planta forrageira. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Florestas; Embrapa Solos. |
Data corrente: |
02/01/2014 |
Data da última atualização: |
13/04/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATTOS, L. M. de; TONUCCI, R. G.; AMARO, G. C.; ARCO-VERDE, M. F.; TURETTA, A. P. D.; COUTINHO, H. L. da C.; KATO, O. R.; ROCHA, F. E. de C.; SILVA, O. D. D. da. |
Afiliação: |
LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPC; GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR; MARCELO FRANCIA ARCO VERDE, CNPF; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; OZANIVAL DARIO DANTAS DA SILVA, CPAC. |
Título: |
Desafios do projeto transição produtiva e serviços ambientais na qualificação de políticas públicas voltadas ao setor rural. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Descrição Física: |
CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Três medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em políticas públicas e reduzir custos de transação do PSA, (5) análise comportamental sobre adoção de SPIs para subsidiar recomendações técnicas de TT e ATER e (6) disponibilização de banco de dados de acesso público. MenosTrês medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em po... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Bioma; Brasil; Conservação da natureza; Mercado institucional; Mercados institucionais; Pagamento de Serviço Ambiental (PSA); Pagamento de serviços ambientais (PSA); Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais; Rebate ecológico; Sistema Produtivo Integrado (SPI); Sistemas agroflorestais; Sistemas Produtivos Integrados (SPIs). |
Thesagro: |
Crédito Rural; Ecologia vegetal; Economia agrícola; Incentivo fiscal; Políticas públicas; Prática cultural. |
Thesaurus NAL: |
Agricultural credit; Agricultural economics; Agroecology; Agroforestry; Brazil; Economic incentives; Forestry incentives; Integrated agricultural systems; Production technology; Public policy. |
Categoria do assunto: |
-- E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/94629/1/2013-MarceloAV-CBSA-Desafios.pdf
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Marc: |
LEADER 03713nam a2200553 a 4500 001 1974784 005 2018-04-13 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATTOS, L. M. de 245 $aDesafios do projeto transição produtiva e serviços ambientais na qualificação de políticas públicas voltadas ao setor rural.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF$c2013 300 $cCD-ROM. 520 $aTrês medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em políticas públicas e reduzir custos de transação do PSA, (5) análise comportamental sobre adoção de SPIs para subsidiar recomendações técnicas de TT e ATER e (6) disponibilização de banco de dados de acesso público. 650 $aAgricultural credit 650 $aAgricultural economics 650 $aAgroecology 650 $aAgroforestry 650 $aBrazil 650 $aEconomic incentives 650 $aForestry incentives 650 $aIntegrated agricultural systems 650 $aProduction technology 650 $aPublic policy 650 $aCrédito Rural 650 $aEcologia vegetal 650 $aEconomia agrícola 650 $aIncentivo fiscal 650 $aPolíticas públicas 650 $aPrática cultural 653 $aBioma 653 $aBrasil 653 $aConservação da natureza 653 $aMercado institucional 653 $aMercados institucionais 653 $aPagamento de Serviço Ambiental (PSA) 653 $aPagamento de serviços ambientais (PSA) 653 $aProjeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais 653 $aRebate ecológico 653 $aSistema Produtivo Integrado (SPI) 653 $aSistemas agroflorestais 653 $aSistemas Produtivos Integrados (SPIs) 700 1 $aTONUCCI, R. G. 700 1 $aAMARO, G. C. 700 1 $aARCO-VERDE, M. F. 700 1 $aTURETTA, A. P. D. 700 1 $aCOUTINHO, H. L. da C. 700 1 $aKATO, O. R. 700 1 $aROCHA, F. E. de C. 700 1 $aSILVA, O. D. D. da
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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