Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Corte. |
Data corrente: |
20/03/2009 |
Data da última atualização: |
13/07/2009 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
GOULART, K. D.; FERNANDEZ, A. F.; ARIAS, E. R. A.; COSTA, F. P. |
Afiliação: |
Katiuscia Diniz Goulart, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial; UNIC Rondonópolis-MT; Andréa Ferraz Fernandez, Docente da UFMT;Edison Rubens Arrabal Arias, Docente do Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial da UNIDERP/Anhanguera Educacional; Fe. |
Título: |
Produção e comércio de produtos orgânicos em Rondonópolis, Mato Grosso: um estudo de caso. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, 1., 2008, Campo Grande, MS. [Anais...]. Campo Grande, MS: Ed. da UNIDERP, 2008. |
Páginas: |
4 p. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho PGA3. |
Conteúdo: |
O consumo de produtos orgânicos apresenta taxas crescentes no Brasil e no resto do mundo. Preços elevados, falta de informação e baixa produtividade são importantes restrições à sua expansão, principalmente em países de menor renda. O marketing é uma eficiente ferramenta para conquistar consumidores, destacando-se o conceito de composto mercadológico. Este trabalho, um estudo de caso, analisou uma pequena empresa situada em Rondonópolis, Mato Grosso, que produz e comercializa produtos orgânicos. Procurou-se identificar as atuais estratégias de marketing, levantar as expectativas dos clientes, avaliar o uso de novos canais de distribuição e propor uma estratégia de marketing. Entrevistas e questionários foram utilizados junto à proprietária da empresa, consumidores e varejistas da região. Constatou-se que a empresa é deficiente quanto à divulgação de seus produtos, em geral não certificados. Apesar disso, os consumidores mostram-se satisfeitos com o atendimento, embora reivindiquem a certificação. Os varejistas demonstraram interesse em distribuir produtos orgânicos, representando uma oportunidade a ser explorada. Um conjunto de ações direcionadas aos quatro P's do composto de marketing são sugeridas. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Composto mercadológico; Estratégias mercadológicas; Mato Grosso; Rondonópolis. |
Thesagro: |
Alimento; Produção. |
Thesaurus Nal: |
marketing. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02151naa a2200277 a 4500 001 1326705 005 2009-07-13 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGOULART, K. D. 245 $aProdução e comércio de produtos orgânicos em Rondonópolis, Mato Grosso$bum estudo de caso. 260 $c2008 300 $a4 p.$c1 CD-ROM. 500 $aTrabalho PGA3. 520 $aO consumo de produtos orgânicos apresenta taxas crescentes no Brasil e no resto do mundo. Preços elevados, falta de informação e baixa produtividade são importantes restrições à sua expansão, principalmente em países de menor renda. O marketing é uma eficiente ferramenta para conquistar consumidores, destacando-se o conceito de composto mercadológico. Este trabalho, um estudo de caso, analisou uma pequena empresa situada em Rondonópolis, Mato Grosso, que produz e comercializa produtos orgânicos. Procurou-se identificar as atuais estratégias de marketing, levantar as expectativas dos clientes, avaliar o uso de novos canais de distribuição e propor uma estratégia de marketing. Entrevistas e questionários foram utilizados junto à proprietária da empresa, consumidores e varejistas da região. Constatou-se que a empresa é deficiente quanto à divulgação de seus produtos, em geral não certificados. Apesar disso, os consumidores mostram-se satisfeitos com o atendimento, embora reivindiquem a certificação. Os varejistas demonstraram interesse em distribuir produtos orgânicos, representando uma oportunidade a ser explorada. Um conjunto de ações direcionadas aos quatro P's do composto de marketing são sugeridas. 650 $amarketing 650 $aAlimento 650 $aProdução 653 $aBrasil 653 $aComposto mercadológico 653 $aEstratégias mercadológicas 653 $aMato Grosso 653 $aRondonópolis 700 1 $aFERNANDEZ, A. F. 700 1 $aARIAS, E. R. A. 700 1 $aCOSTA, F. P. 773 $tIn: SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, 1., 2008, Campo Grande, MS. [Anais...]. Campo Grande, MS: Ed. da UNIDERP, 2008.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Gado de Corte (CNPGC) |
|