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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
13/06/2006 |
Data da última atualização: |
15/05/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
ALBUQUERQUE, M. do S. M.; EGITO, A. A. do; MARQUES, J. R. F.; CIAMPI, A. Y.; MARIANTE, A. da S.; CASTRO, S. T. R.; COSTA, M. R.; PAIVA, S. R.; SILVA, A. M. da; CONTEL, E. P. B. |
Afiliação: |
MARIA DO SOCORRO MAUES ALBUQUERQUE, CENARGEN; ANDREA ALVES DO EGITO, CENARGEN; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; ANA TAKAGAKI YAMAGUISHI, CENARGEN; ARTHUR DA SILVA MARIANTE, CENARGEN; SILVIA TEREZA RIBEIRO CASTRO, CENARGEN; MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN; ALINE MARINHO DA SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; EUCLEIA PRIMO BETIOLI CONTEL, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. |
Título: |
Variabilidade genética em búfalos estimada por marcadores RAPD. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 41, n. 4, p. 623-628, abr. 2006. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de marcadores RAPD, dois grupos genéticos de búfalos, Carabao e tipo Baio, que estão sendo conservados in situ, assim como verificar as relações genéticas entre eles e os outros três grupos genéticos de búfalos existentes no Brasil, Murrah, Jafarabadi e Mediterrâneo, considerados raças comerciais. Foram estudados 48 animais de cada grupo, com exceção dos grupos Murrah e Mediterrâneo, com 47 e 42 animais, respectivamente, compreendendo um total de 233 animais. Os 21 iniciadores polimórficos geraram 98 marcadores. A variabilidade genética entre e dentro dos grupos foi estimada em 26,5 e 73,5%, respectivamente, sugerindo divergência significativa entre os cinco grupos genéticos. Na análise entre pares de grupos, foi verificado que a maior e a menor divergência estavam em torno de 40 e 18%, quando se compararam os grupos Carabao x Mediterrâneo e Murrah x Jafarabadi, respectivamente. Entre os grupos Baio e Murrah, a análise revelou divergência genética de 20,42%, indicando que esses grupos são distintos. Os cinco grupos são geneticamente distintos, o que reforça a necessidade de conservação dos grupos genéticos Carabao e Baio, ameaçados de extinção no Brasil. |
Palavras-Chave: |
Baio; Brasil; Carabao; Caracterização genética; Conservação in situ; Genetic characterization; Jafarabadi; Marcadores moleculares; Marcadores RAPD; Mediterrâneo; Molecular markers; Murrah; Raças comerciais. |
Thesagro: |
Bubalus Bubalis; Búfalo. |
Categoria do assunto: |
-- L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/177957/1/ID-26809-1.pdf
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Marc: |
LEADER 02414naa a2200409 a 4500 001 1576835 005 2024-05-15 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALBUQUERQUE, M. do S. M. 245 $aVariabilidade genética em búfalos estimada por marcadores RAPD.$h[electronic resource] 260 $c2006 520 $aO objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de marcadores RAPD, dois grupos genéticos de búfalos, Carabao e tipo Baio, que estão sendo conservados in situ, assim como verificar as relações genéticas entre eles e os outros três grupos genéticos de búfalos existentes no Brasil, Murrah, Jafarabadi e Mediterrâneo, considerados raças comerciais. Foram estudados 48 animais de cada grupo, com exceção dos grupos Murrah e Mediterrâneo, com 47 e 42 animais, respectivamente, compreendendo um total de 233 animais. Os 21 iniciadores polimórficos geraram 98 marcadores. A variabilidade genética entre e dentro dos grupos foi estimada em 26,5 e 73,5%, respectivamente, sugerindo divergência significativa entre os cinco grupos genéticos. Na análise entre pares de grupos, foi verificado que a maior e a menor divergência estavam em torno de 40 e 18%, quando se compararam os grupos Carabao x Mediterrâneo e Murrah x Jafarabadi, respectivamente. Entre os grupos Baio e Murrah, a análise revelou divergência genética de 20,42%, indicando que esses grupos são distintos. Os cinco grupos são geneticamente distintos, o que reforça a necessidade de conservação dos grupos genéticos Carabao e Baio, ameaçados de extinção no Brasil. 650 $aBubalus Bubalis 650 $aBúfalo 653 $aBaio 653 $aBrasil 653 $aCarabao 653 $aCaracterização genética 653 $aConservação in situ 653 $aGenetic characterization 653 $aJafarabadi 653 $aMarcadores moleculares 653 $aMarcadores RAPD 653 $aMediterrâneo 653 $aMolecular markers 653 $aMurrah 653 $aRaças comerciais 700 1 $aEGITO, A. A. do 700 1 $aMARQUES, J. R. F. 700 1 $aCIAMPI, A. Y. 700 1 $aMARIANTE, A. da S. 700 1 $aCASTRO, S. T. R. 700 1 $aCOSTA, M. R. 700 1 $aPAIVA, S. R. 700 1 $aSILVA, A. M. da 700 1 $aCONTEL, E. P. B. 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília$gv. 41, n. 4, p. 623-628, abr. 2006.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 4 |
Autoria: |
MARTINS, P. F.; ARAÚJO, F. R. de; BOMFIM, F. R.; SILVA, A. F.; BARBOSA, A. C. F.; COCOZZA, F. del M. |
Afiliação: |
PELUZIO FERREIRA MARTINS, Doutorando da Universidade Regional do Cariri - URCA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO, Doutorando do Instituto Federal da Bahia - IFBA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM, UNEB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA, UNEB; FABIO DEL MONTE COCOZZA, UNEB. |
Título: |
Educação do campo e geografia: diálogos com a agroecologia. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2024. |
ISSN: |
1696-8352 |
DOI: |
10.55905/oelv22n2-236 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. MenosEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Desenvolvimento Territorial; Educação do campo; Espaço rural; Interdisciplinaridade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agroecology; Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162992/1/Educacao-do-campo-e-geografia-dialogos-com-a-agroecologia-2024.pdf
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Marc: |
LEADER 02465naa a2200301 a 4500 001 2162992 005 2024-03-19 008 2024 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1696-8352 024 7 $a10.55905/oelv22n2-236$2DOI 100 1 $aMARTINS, P. F. 245 $aEducação do campo e geografia$bdiálogos com a agroecologia.$h[electronic resource] 260 $c2024 520 $aEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. 650 $aAgroecology 650 $aRural development 650 $aDesenvolvimento Rural 653 $aAgroecologia 653 $aDesenvolvimento Territorial 653 $aEducação do campo 653 $aEspaço rural 653 $aInterdisciplinaridade 700 1 $aARAÚJO, F. R. de 700 1 $aBOMFIM, F. R. 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aBARBOSA, A. C. F. 700 1 $aCOCOZZA, F. del M. 773 $tObservatorio de La Economía Latinoamericana$gv. 22, n. 2, p. 1-16, 2024.
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