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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Pantanal; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
25/06/1992 |
Data da última atualização: |
15/07/1998 |
Autoria: |
DYNIA, J. F.; CUNHA, N. G. da. |
Afiliação: |
EMBRAPA. |
Título: |
Identificacao de deficiencias de nutrientes em solos do Pantanal Mato-Grossense. |
Ano de publicação: |
1984 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.19, n.12, p. 1449-1455. dez. 1984. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Atraves de experimentos feitos em casa de vegetacao, procurou-se determinar as limitacoes nutricionais de quatorze solos que representam seis dos principais grandes grupos de solos do Pantanal Mato-Grossense. Utilizou-se o metodo de diagnose por subtracao, e Brachiaria humidicola com a planta teste. As principais limitacoes nutricionais foram devidas a fosforo, deficiente em todos os solos testados, e nitrogenio e enxofre, deficientes em treze solos. Ocorreram deficiencias de potassio em seis solos, e de calcio em quatro solos. Deficiencias de magnesio e micronutrientes (cobre, zinco, boro e molibdenio) foram praticamente inexpressivas. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Casa de Vegetacao; Diagnose por substracao; Experimento; Identification; Mato Grosso; Micronutriente; Missing element; Nutrient. |
Thesagro: |
Boro; Brachiaria Humidicola; Cerrado; Cobre; Deficiência; Enxofre; Fósforo; Identificação; Magnésio; Molibdênio; Nitrogênio; Nutriente; Potássio; Solo; Zinco. |
Thesaurus Nal: |
Pantanal; soil. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre. |
Data corrente: |
18/05/2006 |
Data da última atualização: |
25/08/2023 |
Autoria: |
FRANKE, I. L. |
Afiliação: |
IDESIO LUIS FRANKE, CPAF-AC. |
Título: |
A aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional do Reca. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005. |
Páginas: |
195 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Isabel Teresa Gama Alves. |
Conteúdo: |
O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional da Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado ? Reca. Essa entidade está localizada em Rondônia, na divisa com o Estado do Acre, abrangendo aproximadamente 160 unidades produtivas, 240 famílias de produtores rurais e 370 sócios permanentes, tendo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) o pilar da sustentabilidade produtiva-econômica. O estudo aborda as dimensões e dinâmicas ambiental, socioeconômica e institucional, na perspectiva da acumulação de competência tecnológica e organizacional, via aprendizagem e absorção do conhecimento, para a construção e consolidação da organização desse grupo social na Amazônia Ocidental, no período de 1988 a 2004. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como referência teórica a aprendizagem tecnológica e organizacional. Embora não se observe um modelo de gestão institucional consolidado ?strictu sensu?, percebe-se uma franca evolução constituída num ambiente de relações assentadas na participação, trabalho, confiança, respeito e solidariedade, verificada no relacionamento dos membros desse grupo, elementos essenciais para a elevação constante do desempenho e crescimento sustentável dessa organização. Os resultados sugerem que os diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do tempo na organização tendem a constituir-se num sistema de aprendizagem, demonstrando ser fundamental para o desenvolvimento da competência tecnológica e organizacional e, portanto, para a melhoria da performance técnico-econômica da instituição e da qualidade de vida de seus membros. Outros achados sugerem que as políticas direcionadas à agricultura familiar cooperativada, tanto nos processos produtivos relacionados ao uso da terra, como no beneficiamento e comercialização da produção, por meio de agroindústrias, propiciaram o acesso a tecnologias, de forma coletiva, possibilitando melhorias no sistema de produção e aumento no valor agregado dos produtos. Isso propiciou a melhoria das condições de vida dos produtores e do seu relacionamento com o meio ambiente. A análise sobre o padrão tecnológico e a evolução e mensuração do desenvolvimento organizacional do Reca, permitiu inferir que a competitividade da instituição e seu desenvolvimento estão intimamente relacionados aos processos de aprendizagem adotados pela instituição e seus sócios. Este estudo aborda a trajetória de acumulação de competência tecnológica em investimentos, processos e organização da produção, produtos, equipamentos, e as aprendizagens subjacentes. Entretanto não contempla a competência tecnológica em negócios, comércio e mercado, ficando como sugestão para futuras pesquisas. MenosO objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional da Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado ? Reca. Essa entidade está localizada em Rondônia, na divisa com o Estado do Acre, abrangendo aproximadamente 160 unidades produtivas, 240 famílias de produtores rurais e 370 sócios permanentes, tendo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) o pilar da sustentabilidade produtiva-econômica. O estudo aborda as dimensões e dinâmicas ambiental, socioeconômica e institucional, na perspectiva da acumulação de competência tecnológica e organizacional, via aprendizagem e absorção do conhecimento, para a construção e consolidação da organização desse grupo social na Amazônia Ocidental, no período de 1988 a 2004. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como referência teórica a aprendizagem tecnológica e organizacional. Embora não se observe um modelo de gestão institucional consolidado ?strictu sensu?, percebe-se uma franca evolução constituída num ambiente de relações assentadas na participação, trabalho, confiança, respeito e solidariedade, verificada no relacionamento dos membros desse grupo, elementos essenciais para a elevação constante do desempenho e crescimento sustentável dessa organização. Os resultados sugerem que os diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do tempo na or... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroindústria; Projeto Reca. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Sistema de Produção. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/74182/1/Dissertacao-Idesio-UnB.pdf
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Marc: |
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