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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
13/03/2023 |
Data da última atualização: |
03/04/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CASTRO, M. F. de; NOYA, E. de C.; FIGUEIROA, J. G.; COSTA, J. A. F.; DIESEL, V. |
Afiliação: |
MAVIAEL FONSECA DE CASTRO, UFSM; ELIANE DE CARVALHO NOYA, IPA; JOSÉ GOUVEIA FIGUEIROA, CNPS - REC; JAMERSON ANTÔNIO FERREIRA COSTA; VIVIAN DIESEL, UFSM. |
Título: |
Estudo dirigido (ED) - uma abordagem integradora na prática extensionista. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM. |
Páginas: |
16 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Apesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponíveis, principalmente da Minibiblioteca Embrapa, que está sendo distribuída na Zona da Mata através da parceria Embrapa, PROMATA, NAF e Secretaria de Educação do Estado, e da Arca das Letras do MDA. MenosApesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponív... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agricultural administration; Agricultural economy; Mata Sul de Pernambuco; Metodologia participativa; Rural extension. |
Thesagro: |
Administração Agrícola; Agricultura; Economia Agrícola; Extensão Rural; Sociologia Rural. |
Thesaurus Nal: |
Agriculture; Rural sociology. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1152287/1/ESTUDO-DIRIGIDO-EXTENSIONISTA.odt
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Algodão (CNPA) |
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Registros recuperados : 3 | |
1. | | ALVES, M. A.; GUIMARÃES, A. M.; FERNER, J. S.; FREITAS, L. A. dos S.; DISSIUTA, S. I.; DIESEL, V. Metodologias participativas e D&D de sistemas agroflorestais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 5., 2004, Curitiba. SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2004. p. 593-595. (Embrapa Florestas. Documentos, 98).Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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2. | | CASTRO, M. F. de; NOYA, E. de C.; FIGUEIROA, J. G.; COSTA, J. A. F.; DIESEL, V. Estudo dirigido (ED) - uma abordagem integradora na prática extensionista. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM. 16 p.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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3. | | GUIMARÃES, A. M.; FREITAS, L. A. de; FERNER, J. S.; ALVES, M. A.; DISSIUTA, S. I.; DIESEL, V. A percepção de agricultores familiares sobre modelos de sistemas agroflorestais no ebordo da serra na região central do RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 5., 2004, Curitiba. SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2004. p.151-153. (Embrapa Florestas. Documentos, 98).Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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