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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
04/11/2016 |
Data da última atualização: |
04/11/2016 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
ROCHA, R. N. C. da; OLIVEIRA, I. J. de; SILVA, L. de J. de S.; DIAS, M. C. |
Afiliação: |
RAIMUNDO NONATO CARVALHO DA ROCHA, CPAA; INOCENCIO JUNIOR DE OLIVEIRA, CPAA; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; MIGUEL COSTA DIAS, CPAA. |
Título: |
Avaliação de variedades regionais de mandioca no município de Manaquiri, AM. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2016. |
Páginas: |
5 p. |
Série: |
(Embrapa Amazônia Ocidental. Comunicado técnico, 123). |
ISSN: |
1517-3887 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho objetivou avaliar diferentes variedades locais de mandioca quanto ao desempenho agronômico e industrial, utilizando a técnica do trio da produtividade, a correção do solo e adubação, para as condições de cultivo em terra firme no Município de Manaquiri, AM. |
Thesagro: |
Mandioca; Manihot Esculenta; Variedade. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/149595/1/Com-Tec-123.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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Biblioteca |
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![](/consulta/web/img/deny.png) | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
21/06/2017 |
Data da última atualização: |
21/06/2017 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ. |
Título: |
Análise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha, BA: estudo de caso do projeto Educando com a Horta Escolar. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
2014. |
Páginas: |
86 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação. (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Orientação de Renato Linhares de Assis. coorientação de
Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio. |
Conteúdo: |
O presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a mais de 10 anos. Além disso, todos os agricultores desenvolvem agricultura dependente de chuva, e em algumas comunidades verificaram-se atividades em ilhas do Rio São Francisco sem o uso de irrigação. MenosO presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a m... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Práticas sustentáveis. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 02519nam a2200181 a 4500 001 2071235 005 2017-06-21 008 2014 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBARROS NETO, L. R. 245 $aAnálise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha, BA$bestudo de caso do projeto Educando com a Horta Escolar.$h[electronic resource] 260 $a2014.$c2014 300 $a86 p. 500 $aDissertação. (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Orientação de Renato Linhares de Assis. coorientação de Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio. 520 $aO presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a mais de 10 anos. Além disso, todos os agricultores desenvolvem agricultura dependente de chuva, e em algumas comunidades verificaram-se atividades em ilhas do Rio São Francisco sem o uso de irrigação. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEducação Ambiental 653 $aAgroecologia 653 $aPráticas sustentáveis
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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