Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  23/11/2023
Data da última atualização:  24/11/2023
Autoria:  SOARES, C. A. L.; CREPALDE, L. T.; FERREIRA, M. A. M.; DELLA LUCIA, S. M.; MINIM, V. P. R.
Afiliação:  CAMILA APARECIDA LESSA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LUDMYLLA TAMARA CREPALDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MARCO AURÉLIO MARQUES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; SUZANA MARIA DELLA LUCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Título:  Fatores sociodemográficos associados à alteração do consumo de café como bebida durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.
Ano de publicação:  2023
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 40, e27235, 2023.
DOI:  http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27235
Idioma:  Português
Notas:  Título em inglês: Sociodemographic factors associated with changes in the coffee beverage consumption during the COVID-19 pandemic in Brazil.
Conteúdo:  RESUMO - O Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. A pandemia da COVID-19 alterou o consumo dos alimentos, entre os quais o café. O objetivo deste estudo foi compreender o consumo de café como bebida (independentemente da forma de preparo) pelos brasileiros, durante a pandemia, e contribuir com o levantamento de características sociais que influenciaram o comportamento dos consumidores naquele período. Realizou-se uma pesquisa online com 841 respondentes, no período de março a agosto de 2022. Foi possível verificar que a pandemia da COVID-19 desencadeou uma alteração de comportamento e, consequentemente, do consumo de café. Encontraram-se efeitos significativos das variáveis idade, região e escolaridade sobre o consumo da bebida na pandemia (p<0,05). Para que a indústria cafeeira e os produtores rurais possam gerar estratégias de marketing, observou-se que é necessário compreender que o aumento do consumo de café como bebida está associado a fatores sociais e vai além dos atributos sensoriais. Como resultado desta pesquisa, um perfil de consumidor foi levantado, o qual pode vir a contribuir para o direcionamento das estratégias de marketing. ABSTRACT - Brazil is the largest producer and exporter of coffee and the second largest consumer of the beverage in the world. COVID-19 pandemic changed the consumption of food, including coffee. The objective of this study was to understand the consumption of coffee beverage (regar... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  COVID 19.
Thesagro:  Café; Consumidor; Produtor.
Thesaurus Nal:  Consumer behavior; Marketing.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1158661/1/Fatores-sociodemograficos-associados-2023.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE66814 - 1UPEAP - DD
Voltar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional