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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
27/05/2020 |
Data da última atualização: |
28/05/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
DANTAS, M. I. S.; DELIZA, R.; MININ, V. P. R.; HEDDERLEY, D. |
Afiliação: |
Maria I. S. Dantas, Universidade Federal de Viçosa; ROSIRES DELIZA, CTAA; Valéria P. R. Minim, Universidade Federal de Viçosa; Duncan Hedderley, Crop & Food Research, Palmerston North, New Zealand. |
Título: |
Avaliação da intenção de compra de couve minimamente processada. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 25, n. 4, p. 762-767, out.-dez. 2005. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612005000400022 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi avaliada por 144 consumidores baseada apenas na observação das referidas embalagens. Os dados foram analisados utilizando Conjoint e Cluster Analyses. Os resultados apontaram para um segmento único de consumidores, composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar quanto à intenção de compra. Dentre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando seu papel na intenção de compra para esse grupo de consumidores. Em seguida, o tipo de produção, cor e preço também contribuíram significativamente (p<0,0001) na intenção de compra de couve minimamente processada, havendo maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e preço baixo. MenosVários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi avaliada por 144 consumidores baseada apenas na observação das referidas embalagens. Os dados foram analisados utilizando Conjoint e Cluster Analyses. Os resultados apontaram para um segmento único de consumidores, composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar quanto à intenção de compra. Dentre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando seu papel na intenção de compra para esse grupo de consumidores. Em seguida, o tipo de produção, cor e preço também contribuíram significativamente (p<0,0001) na intenção de compra de couve minimamente processada, havendo maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e p... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Conjoint analysis; Intenção de compra. |
Thesagro: |
Consumidor; Embalagem. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213356/1/27648.pdf
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Marc: |
LEADER 02240naa a2200217 a 4500 001 2122645 005 2020-05-28 008 2005 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612005000400022$2DOI 100 1 $aDANTAS, M. I. S. 245 $aAvaliação da intenção de compra de couve minimamente processada.$h[electronic resource] 260 $c2005 520 $aVários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi avaliada por 144 consumidores baseada apenas na observação das referidas embalagens. Os dados foram analisados utilizando Conjoint e Cluster Analyses. Os resultados apontaram para um segmento único de consumidores, composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar quanto à intenção de compra. Dentre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando seu papel na intenção de compra para esse grupo de consumidores. Em seguida, o tipo de produção, cor e preço também contribuíram significativamente (p<0,0001) na intenção de compra de couve minimamente processada, havendo maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e preço baixo. 650 $aConsumidor 650 $aEmbalagem 653 $aConjoint analysis 653 $aIntenção de compra 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aMININ, V. P. R. 700 1 $aHEDDERLEY, D. 773 $tCiência e Tecnologia de Alimentos$gv. 25, n. 4, p. 762-767, out.-dez. 2005.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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