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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
03/11/2011 |
Data da última atualização: |
11/06/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J. |
Afiliação: |
DAIANE MARIA PIRES E SILVA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LARA JANE GOMES, UFS. |
Título: |
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM. |
Descrição Física: |
Artigo em anais. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. MenosA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustentabilidade ambiental. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45433/1/Percepcao.pdf
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Marc: |
LEADER 02505nam a2200169 a 4500 001 1904852 005 2019-06-11 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. PPIRES e 245 $aPercepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM.$c2011 300 $cArtigo em anais. 520 $aA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. 650 $aEducação Ambiental 653 $aSustentabilidade ambiental 700 1 $aCURADO, F. F. 700 1 $aGOMES, L. J.
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Registro original: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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Registros recuperados : 199 | |
66. | | MARQUES, D. K. S.; CURADO, F. F.; PIOVEZAN, U.; VENERE, P. C.; LIMA, R. da S. Distribuição e diversidade de tuviras (Gymnotiformes) exploradas como iscas vivas no Pantanal Sul. In: DIAS, T.; EIDT, J. S.; UDRY, C. (Ed.). Diálogos de saberes: relatos da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2016. v. 2. (Coleção Povos e Comunidades Tradicionais, 2). p. 529-537. Capítulo 21.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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67. | | MARQUES, D. K. S.; CURADO, F. F.; PIOVEZAN, U.; VENERE, P. C.; LIMA, R. da S. Distribuição e diversidade de tuviras (Gymnotiformes) exploradas como iscas vivas no Pantanal Sul. In: DIAS, T.; EIDT, J. S.; UDRY, C. (Ed.). Diálogos de saberes: relatos da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2016. v. 2. (Coleção Povos e Comunidades Tradicionais, 2). p. 529-537. Capítulo 21.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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69. | | OLIVEIRA, T. C. de; TAVARES, E. D.; COPORAL, F. R.; CURADO, F. F.; COLLADO, A. C. Diálogos entre educação-pesquisa-extensão: contraponto ao processo convencional de transferência de tecnologia no território do alto sertão sergipano. Cadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, jul. 2017. Apresentado no SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica. Educação em agroecologia: resistências e lutas pela democracia: anais. Seropédica: ABA, 2016.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
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70. | | DALMORA, E.; CURADO, F. F.; SANTOS, A. da S. dos; TAVARES, E. D. Diagnóstico participativo dos guardiões de sementes crioulas de Sergipe: intercâmbios, multiplicação e trocas de sementes e saberes. Participatory diagnosis of Sergipe creole seed guardians: exchanges, multiplication, and seed and knowledge exchange. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018. ANAIS CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
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74. | | FONSECA, T. P. de L.; REIS, R. C.; CURADO, F. F.; FEIDEN, A.; BORSATO, A. V. Representações sociais sobre a organização espacial no Assentamento Mato Grande, Corumbá, Mato Grosso do Sul. Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 1, não paginado, 2014. 5p. Título em inglês: Social representations about the space organization in Mato Grande Land Reform Settlement, Corumbá, Mato Grosso do Sul.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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75. | | RODRIGUES, R. F. de A.; CURADO, F. F.; SEGUNDO, W. T. B. Embrapa estuda potencial agronômico e ecoturístico da ilha Mem de Sá. CINFORM, Aracaju, a. 26, ed. 1393, 21-21, dez. 2009. Municípios. Disponível em: CINFORM, a. 26, ed, 1393, 2009; www.oartigo.com/index.php?/agropecuaria/embrapa-estuda-potencial-agronomico-e-ecoturistico-da-ilha-mem-de-sa.html; www.ruralnoticias.com/?pg=notica&id=1772.Tipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
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78. | | SANTOS, A. da S. dos; SANTOS, J. L. dos; FERNANDEZ, D.; CURADO, F. F. Participatory evaluation of varieties of maize landraces in the state of Paraiba, Brazil. In: ANNUAL MEETING OF THE SOCIETY FOR ECONOMIC BOTANY, 51., 2010, Xalapa. Agrobiodiversity: lessons form conservation and local development: proceedings. Xalapa, Veracruz: Society for Economic Botany, 2010. p. 93. 1 resumo.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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