|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
14/02/2017 |
Data da última atualização: |
05/09/2017 |
Autoria: |
CUNHA, M. C. da; CESARINO, P. de N. (org.). |
Afiliação: |
MANUELA CARNEIRO da CUNHA; PEDRO de NIEMEYER CESARINO. |
Título: |
Políticas culturais e povos indígenas. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. |
Páginas: |
517 p. |
ISBN: |
978-85-7983-587-2 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Coleção Juliana Santilli: Biblioteca da Embrapa Sede. |
Conteúdo: |
Parte I - Cultura, patrimonio, conhecimento e xamanismo - Transformações da cultura no Alto Rio Negro; Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas); A internacionalização do Kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais; "Perguntas demais" - multiplicidade de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya; Ritual, "cultura" e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia; Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto "Ponte entre Povos"; Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta; Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuï; A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos; Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros; Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena; Parte II - Escola e língua - A cultura nas escolas indígenas; Reflexões e experiências de um estudante-liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro; A demarcação das línguas indígenas no Brasil; Kagaiha alisü et~ibepügü - a chegada da língua dos brancos; De "povos ágrafos" a "cidadãos analfabetos": as concepções teóricas subjacentes às propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil; A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das "culturas" entre os Xakriabá e os Pataxó; Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul; A escola como problema: algumas posições. MenosParte I - Cultura, patrimonio, conhecimento e xamanismo - Transformações da cultura no Alto Rio Negro; Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas); A internacionalização do Kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais; "Perguntas demais" - multiplicidade de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya; Ritual, "cultura" e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia; Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto "Ponte entre Povos"; Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta; Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuï; A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos; Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros; Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena; Parte II - Escola e língua - A cultura nas escolas indígenas; Reflexões e experiências de um estudante-liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro; A demarcação das línguas indígenas no Brasil; Kagaiha alisü et~ibepügü - a chegada da língua dos brancos; De "povos ágrafos" a "cidadãos analfabetos": as concepções teóricas subjacentes às propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil; A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das "culturas" entre os Xakriabá e os Pataxó; Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul; A escola como problema: algu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Antropologia; Língua indígena; Patrimônio agricultural; Sociedade primitiva. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02155nam a2200205 a 4500 001 2064082 005 2017-09-05 008 2014 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-85-7983-587-2 100 1 $aCUNHA, M. C. da 245 $aPolíticas culturais e povos indígenas. 260 $aSão Paulo: Cultura Acadêmica$c2014 300 $a517 p. 500 $aColeção Juliana Santilli: Biblioteca da Embrapa Sede. 520 $aParte I - Cultura, patrimonio, conhecimento e xamanismo - Transformações da cultura no Alto Rio Negro; Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas); A internacionalização do Kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais; "Perguntas demais" - multiplicidade de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya; Ritual, "cultura" e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia; Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto "Ponte entre Povos"; Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta; Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuï; A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos; Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros; Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena; Parte II - Escola e língua - A cultura nas escolas indígenas; Reflexões e experiências de um estudante-liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro; A demarcação das línguas indígenas no Brasil; Kagaiha alisü et~ibepügü - a chegada da língua dos brancos; De "povos ágrafos" a "cidadãos analfabetos": as concepções teóricas subjacentes às propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil; A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das "culturas" entre os Xakriabá e os Pataxó; Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul; A escola como problema: algumas posições. 653 $aAntropologia 653 $aLíngua indígena 653 $aPatrimônio agricultural 653 $aSociedade primitiva 700 1 $aCESARINO, P. de N.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 3 | |
1. | | HILL, R.; NATES-PARRA, G.; QUEZADA-EUÁN, J. J. G.; BUCHORI, D.; LEBUHN, G.; MAUES, M. M.; PERT, P. L.; KWAPONG, P. K.; SAEED, S.; BRESLOW, S. J.; CUNHA, M. C. da; DICKS, L. V.; GALETTO, L.; GIKUNGU, M.; HOWLETT, B. G.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; LYVER, P. O'B.; MARTÍN-LÓPEZ, B.; OTEROS-ROZAS, E.; POTTS, S. G.; ROUÉ, M. Biocultural approaches to pollinator conservation. Nature Sustainability, v.2, p. 214-222, mar. 2019.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| |
2. | | SEIXAS, C. S.; GONÇALVES, L. R.; LIMA, A. G. M. de; ADAMS, C.; OVERBECK, G. E.; AZEVEDO, S. M. F. O.; CUNHA, M. C. da; CONFALONIERI, U. E. C.; ELOY, L.; EMPERAIRE, L.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; QUEIROZ, H. L.; KERR, R.; LONDE, L. R.; MENEZES, J. A.; CERVONE, C. O. F. de O.; PRADO, R. B.; VIEIRA, S. A.; SARAIVA, A. Contribuições da natureza para a qualidade de vida. In: JOLY, C. A.; SCARANO, F. R.; SEIXAS, C. S.; METZGER, J. P.; OMETTO, J. P.; BUSTAMANTE, M. M. C.; PADGURSCHI, M. C. G.; PIRES, A. P. F.; CASTRO, P. F. D.; GADDA, T.; TOLEDO, P. (Ed.). 1° Diagnóstico brasileiro de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2019. cap. 2, p. 35-91.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
| |
3. | | BUSTAMANTE, M. M. C.; METZGER, J. P.; SCARIOT, A. O.; BAGER, A.; TURRA, A.; BARBIERI, A.; NEVES, A.; BOESING, A. L.; AGOSTINHO, A. A.; MARQUES, A. C.; DIAS, B.; GRELLE, C. E. V.; CAIXETA, D.; SAWYER, D.; SCARANO, F.; SOUSA, F. D. R.; FERNANDES, G. W.; QUEIROZ, H.; MIRANDA, H. S.; SCHONGART, J.; QUINTÃO, J. M. B.; MARTINELLI, L. A.; GOMES. L. C.; CUNHA, M. C. da; PIEDADE, M. T. F.; SATO, M. N.; VALE, M. M.; AQUINO, M. F. S. de; VOGT, N.; MAY, P.; FEARNSIDE, P.; PRADO, R. B.; RODRIGUES, R. R.; THOMAZ, S. M.; PIVELLO, V. R.; IMPERATRIZ FONSECA, V. L.; FARJALLA, V. F. Tendências e impactos dos vetores de degradação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. In: JOLY, C. A.; SCARANO, F. R.; SEIXAS, C. S.; METZGER, J. P.; OMETTO, J. P.; BUSTAMANTE, M. M. C.; PADGURSCHI, M. C. G.; PIRES, A. P. F.; CASTRO, P. F. D.; GADDA, T.; TOLEDO, P. (Ed.). 1° Diagnóstico brasileiro de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2019. cap. 3, p. 93-213.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Solos. |
| |
Registros recuperados : 3 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|