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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
15/09/2011 |
Data da última atualização: |
24/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; GALLANA, L.; GÂMBARO, B; SILVA, F. H. da; NASCIMENTO, D. R.; GALLANA, G.; NEUMANN, C.; AMORIM, S. A. A.; TOMAZ, C. S.; CRIVELARO, L. P. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LILIA GALLANA, FE/Unicamp; BRUNO GÂMBARO, FE/Unicamp; FELIPE HENRIQUE DA SILVA, IMECC/Unicamp; DANIEL RAEFFRAY NASCIMENTO, FE/Unicamp; GIULIANA GALLANA, ESAMC; CAROLINE NEUMANN, IA/Unicamp; SIMONE APARECIDA ALEIXO AMORIM, FE/Unicamp; CAMILA S. TOMAZ, IA/Unicamp; LANA PAULA CRIVELARO, FE/Unicamp. |
Título: |
Uso de SMS na educação de jovens e adultos. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. |
Páginas: |
p. 1-15. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
ISSN: |
2175-4683 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O artigo relata o desenvolvimento de uma proposta de uso da ferramenta de SMS em práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos (EJA), em uma escola municipal de ensino fundamental, em Campinas, SP. O estudo baseou-se nos princípios do "Design Thinking", uma metodologia de desenvolvimento de projetos centrados nas necessidades dos usuários. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico de utilização do telefone celular junto aos estudantes de EJA, com vistas à identificação do seu perfil, dos seus hábitos e de suas necessidades de interação social no ambiente escolar. Com base no conhecimento dos hábitos e das necessidades desses alunos, procurou-se investigar "o que poderia ser feito para melhorar a integração do aluno de EJA na comunidade escolar". Como resultado de pesquisa obteve-se uma proposta de uso de SMS na educação de jovens e adultos (EJA), em apoio a atividades pedagógicas, com o intuito de contribuir para promover uma maior aproximação e integração entre o aluno,o professor e a escola. |
Palavras-Chave: |
Communication; Educação de jovens e adultos; Mensagens; SMS; Telefones celulares. |
Thesagro: |
Comunicação. |
Thesaurus Nal: |
Education. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42060/1/SMSR6-2771-1.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
26/02/2015 |
Data da última atualização: |
31/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
LAFORET, M. R. C.; LIMA, R. A. de; FAVARIN, A. M. |
Afiliação: |
MARIA REGINA CAPDEVILLE LAFORET, CNPS; RICARDO ARCANJO DE LIMA, CNPS; AURELIO MARTINS FAVARIN, CNPS. |
Título: |
Memórias da Embrapa Solos. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2014. |
Páginas: |
57 p. |
Descrição Física: |
il. color. |
Série: |
(Embrapa Solos. Documentos, 176). |
ISSN: |
1517-2627 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Esse trabalho foi concebido originalmente como parte integrante do Projeto Memória da Embrapa e tinha por finalidade dar a conhecer a trajetória dessa Organização por meio do resgate de suas contribuições para a agricultura e a sociedade. O Projeto tinha dentre seus objetivos promover a cultura organizacional e a credibilidade da marca Embrapa perante seus parceiros e o público em geral. A primeira versão de Memórias da Embrapa Solos circulou, entre janeiro de 2007 a novembro de 2011, na forma de postagens de uma das editorias do Blog Em Dia com Embrapa Solos. Lançado em abril de 2006, o Blog Em Dia foi concebido como uma iniciativa direcionada a estabelecer veículos de comunicação ágeis e interativos na Embrapa Solos. As postagens foram publicadas na mesma sequência na qual se encontraram dispostas na presente publicação. Elas foram organizadas em duas partes. A primeira, foi dedicada a um levantamento histórico relacionando a trajetória de P&D da Embrapa Solos com a história das Ciências Agrícolas e Naturais no Brasil. Esse levantamento foi realizado com base na consulta à literatura da História das Ciências, em fontes documentais institucionais e em depoimentos dos empregados e colaboradores que apoiaram e participaram da construção coletiva do resgate da história da Unidade. A publicação do levantamento histórico resultou em mobilização tão positiva que reorientou o trabalho no sentido de se publicar os depoimentos feitos por aqueles que atuaram ou colaboraram diretamente na trajetória de P&D da Embrapa Solos. O critério de seleção dos depoimentos obedeceu à indicação feita pelos empregados e ex-funcionários, permanecendo inéditos depoimentos que ainda não foram convertidos em textos. Ademais, ainda não foram realizadas todas as entrevistas propostas pela comunidade da Embrapa Solos. Dessa forma, como será comentado na última parte desta publicação, o Projeto Memória da Embrapa Solos tem continuidade por meio de diferentes tipos de realizações que têm envolvido empregados e ex-empregados da Unidade. Mas o que se pode destacar como relevante desta experiência é que o resgate histórico de uma organização não se limita a estabelecer cronologias, organizar acervos ou realizar celebrações. Registros, repositórios e eventos são "lugares de memórias", de identidades individuais e coletivas, de transmissão de cultura e de construção de conhecimento. Como repertório de cultura e conhecimento, a história organizacional é expressão da trajetória e da contribuição notável de uma empresa que, em contextos competitivos, indiferenciados e banalizados pelo excesso de exposição, equivale a um fator de diferenciação e distinguibilidade. Dessa forma, as histórias organizacionais têm sido adotadas na perspectiva do marketing e de valorização das marcas corporativas. Além do efeito externo de distinção e notoriedade, as memórias organizacionais apresentam ainda repercussões internas à coletividade de empregados. Ao relacionar indivíduos, acontecimentos a trajetórias de mudanças, crescimento e rupturas, as memórias revelam o trabalho ativo de indivíduos e equipes que assumem papeis diferenciados e complementares na formação de organizações reais e complexas. MenosEsse trabalho foi concebido originalmente como parte integrante do Projeto Memória da Embrapa e tinha por finalidade dar a conhecer a trajetória dessa Organização por meio do resgate de suas contribuições para a agricultura e a sociedade. O Projeto tinha dentre seus objetivos promover a cultura organizacional e a credibilidade da marca Embrapa perante seus parceiros e o público em geral. A primeira versão de Memórias da Embrapa Solos circulou, entre janeiro de 2007 a novembro de 2011, na forma de postagens de uma das editorias do Blog Em Dia com Embrapa Solos. Lançado em abril de 2006, o Blog Em Dia foi concebido como uma iniciativa direcionada a estabelecer veículos de comunicação ágeis e interativos na Embrapa Solos. As postagens foram publicadas na mesma sequência na qual se encontraram dispostas na presente publicação. Elas foram organizadas em duas partes. A primeira, foi dedicada a um levantamento histórico relacionando a trajetória de P&D da Embrapa Solos com a história das Ciências Agrícolas e Naturais no Brasil. Esse levantamento foi realizado com base na consulta à literatura da História das Ciências, em fontes documentais institucionais e em depoimentos dos empregados e colaboradores que apoiaram e participaram da construção coletiva do resgate da história da Unidade. A publicação do levantamento histórico resultou em mobilização tão positiva que reorientou o trabalho no sentido de se publicar os depoimentos feitos por aqueles que atuaram ou colaboraram diretament... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Embrapa Solos. |
Thesagro: |
História; Instituição de pesquisa. |
Thesaurus NAL: |
History; Research institutions. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/142729/1/Doc-176-Memorias-Embrapa-Solos.pdf
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Marc: |
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