Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
14/02/2017 |
Data da última atualização: |
05/09/2017 |
Autoria: |
CUNHA, M. C. da; CESARINO, P. de N. (org.). |
Afiliação: |
MANUELA CARNEIRO da CUNHA; PEDRO de NIEMEYER CESARINO. |
Título: |
Políticas culturais e povos indígenas. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. |
Páginas: |
517 p. |
ISBN: |
978-85-7983-587-2 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Coleção Juliana Santilli: Biblioteca da Embrapa Sede. |
Conteúdo: |
Parte I - Cultura, patrimonio, conhecimento e xamanismo - Transformações da cultura no Alto Rio Negro; Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas); A internacionalização do Kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais; "Perguntas demais" - multiplicidade de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya; Ritual, "cultura" e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia; Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto "Ponte entre Povos"; Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta; Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuï; A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos; Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros; Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena; Parte II - Escola e língua - A cultura nas escolas indígenas; Reflexões e experiências de um estudante-liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro; A demarcação das línguas indígenas no Brasil; Kagaiha alisü et~ibepügü - a chegada da língua dos brancos; De "povos ágrafos" a "cidadãos analfabetos": as concepções teóricas subjacentes às propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil; A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das "culturas" entre os Xakriabá e os Pataxó; Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul; A escola como problema: algumas posições. MenosParte I - Cultura, patrimonio, conhecimento e xamanismo - Transformações da cultura no Alto Rio Negro; Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas); A internacionalização do Kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais; "Perguntas demais" - multiplicidade de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya; Ritual, "cultura" e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia; Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto "Ponte entre Povos"; Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta; Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuï; A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos; Sobre alguns modos de usar a cultura dos outros; Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena; Parte II - Escola e língua - A cultura nas escolas indígenas; Reflexões e experiências de um estudante-liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro; A demarcação das línguas indígenas no Brasil; Kagaiha alisü et~ibepügü - a chegada da língua dos brancos; De "povos ágrafos" a "cidadãos analfabetos": as concepções teóricas subjacentes às propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil; A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das "culturas" entre os Xakriabá e os Pataxó; Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul; A escola como problema: algu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Antropologia; Língua indígena; Patrimônio agricultural; Sociedade primitiva. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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