Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoVARGAS, V.; SOUZA, T. R. de; BRENTRUP, F.; HESAN, M.; NEVES, C.; BUNGENER, S.; OTTO, R.; CARVALHO, M. da C. S.; GUELFI, D.; CANTARELLA, H.; COSER, T. Carbon footprint in agriculture: insights towards neutral crop production and industry integration. Informações Agronômicas - Nutrição de Plantas, n. 20, p. 1-18, dez. 2023.

Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão.

Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  17/08/2015
Data da última atualização:  28/04/2016
Autoria:  GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da.
Afiliação:  MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; JOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; JOSE CARLOS COSTA GONCALVES ROCHA, CPAC; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Unaí; WARELEY HENRIQUE DA SILVA, INESC.
Título:  Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações.
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público.
Palavras-Chave:  Diversificação; Mercado institucional.
Thesagro:  Comercialização.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128100/1/Construcao-social-de-mercados.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE58093 - 1UPEAP - PP630.05C122
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional