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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
24/07/2015 |
Data da última atualização: |
09/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BORIN, A. L. D. C.; FERREIRA, A. C. de B.; HUNGRIA, M.; MORAES, M. C. G. |
Afiliação: |
ANA LUIZA DIAS COELHO BORIN, CNPA; ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA, CNPA; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; UFG. |
Título: |
Adubação nitrogenada e inoculação com Azospirillum brasilense em algodoeiro. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: Fertbio, 2014. Resumos. Araxá, MG: 2014., 2014 |
Páginas: |
p. 20. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
De modo geral, no Brasil, o aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados pelas plantas é relativamente baixo, chegando, em muitos casos, a menos que 50%. Nesse contexto, várias pesquisas têm apresentado como fonte alternativa para a economia de fertilizantes nitrogenados, a fixação biológica de nitrogênio (FBN), que pode suplementar ou até mesmo substituir a adubação nitrogenada, e o uso de bactérias promotoras do crescimento de plantas (BPCP), que atuam por meio de vários mecanismos, inclusive a FBN. O uso de BPCP em culturas de não leguminosas como milho, trigo e algumas pastagens é promissor. O objetivo deste estudo foi avaliar se a inoculação de sementes de algodão (nome científico) com Azospirillum brasilense melhora o efeito da adubação nitrogenada em cobertura.O experimento foi instalado em Santa Helena de Goiás, Goiás, Brasil. O algodoeiro foi semeado em dezembro de 2012 em sistema de semeadura direta, sob palhada de Brachiaria (=Urochloa) ruziziensis, utilizando sementes da cultivar BRS 370 RF, objetivando população de 110.000 plantas por hectare. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com 4 repetiçoes com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 2x4, sendo dois tratamentos de semente: com e sem inoculação de A. brasilense estirpes Ab-V5 + Ab-V6 e quatro doses de nitrogênio (N) (0, 90, 180 e 270 kg ha-1 fornecido como uréia) aplicadas em cobertura. As doses de N foram aplicadas no algodoeiro, parceladas em duas coberturas até o início do florescimento. Na adubação de semeadura, todas as parcelas receberam o equivalente a 20 kg ha-1 de N. A inoculação foi realizada com inoculante turfos, na dose de 100 g por 25 kg de semente. As variáveis avaliadas foram: altura final de plantas; número de capulhos por planta (NCP); produtividade de algodão em caroço. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da análise de variância (teste F; Pr<0,01), análise de regressão para doses de N. A interação entre os fatores dose e tratamento de sementes não foi significativa. A inoculação com A. brasiliense não resultou em diferença nas variáveis estudadas. Já as doses de N influenciaram a altura de plantas, o NCP e a produtividade de algodão. O aumento da dose de N incrementou linearmente a altura de plantas eo NCP. A produtividade de algodão em caroço apresentou comportamento quadrático em função de doses de N, sendo a produtividade física máxima atingida com a dose estimada de 217 kg ha-1.Pode-se concluir que o algodoeiro semeado em sistema de semeadura direta, sob palhada de B. ruziziensis responde positivamente ao aumento da adubação nitrogenada de cobertura. MenosDe modo geral, no Brasil, o aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados pelas plantas é relativamente baixo, chegando, em muitos casos, a menos que 50%. Nesse contexto, várias pesquisas têm apresentado como fonte alternativa para a economia de fertilizantes nitrogenados, a fixação biológica de nitrogênio (FBN), que pode suplementar ou até mesmo substituir a adubação nitrogenada, e o uso de bactérias promotoras do crescimento de plantas (BPCP), que atuam por meio de vários mecanismos, inclusive a FBN. O uso de BPCP em culturas de não leguminosas como milho, trigo e algumas pastagens é promissor. O objetivo deste estudo foi avaliar se a inoculação de sementes de algodão (nome científico) com Azospirillum brasilense melhora o efeito da adubação nitrogenada em cobertura.O experimento foi instalado em Santa Helena de Goiás, Goiás, Brasil. O algodoeiro foi semeado em dezembro de 2012 em sistema de semeadura direta, sob palhada de Brachiaria (=Urochloa) ruziziensis, utilizando sementes da cultivar BRS 370 RF, objetivando população de 110.000 plantas por hectare. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com 4 repetiçoes com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 2x4, sendo dois tratamentos de semente: com e sem inoculação de A. brasilense estirpes Ab-V5 + Ab-V6 e quatro doses de nitrogênio (N) (0, 90, 180 e 270 kg ha-1 fornecido como uréia) aplicadas em cobertura. As doses de N foram aplicadas no algodoeiro, parceladas em duas coberturas até o início do flor... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO; GOSSYPIUM HIRSUTUM Lr LATIFOLIUM. |
Thesagro: |
Nitrogênio. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126920/1/ADUBACAO-NITROGENADA-E-INOCULACAO-COM-Azospirillum-brasilense-EM-ALGODOEIRO.PDF
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Marc: |
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Embrapa Soja (CNPSO) |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Unidades Centrais. Para informações adicionais entre em contato com biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
23/09/1997 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SILVA, R. C. |
Afiliação: |
Gabinete. |
Título: |
The agreements model for mass communication and public opinion: an integrating paper. |
Ano de publicação: |
1985 |
Fonte/Imprenta: |
1985 . |
Páginas: |
64 p. |
Idioma: |
Inglês |
Notas: |
Dissertação (Mestrado)- University of Minnesota, Minnesota. |
Conteúdo: |
This paper proposes a new framework to explainpublic opinion formation and change processes. The framework is based in a more comprehensive description of the human communication phenomenon (e.g. the punctuation" theory) and on the motivation theory. It denies the validity for the simple cause-effect research model to fully explain the media-individual relationship, as it assigns to media or to individual permanent roles either as cause/actors or effect/reactors. It argues that relationship is better described when one considers the exchange of roles between its participants determined by situational contexts. This new model called Theory of Agreements Model argues that the implied definition of roles (actor, reactor) and changes of opinion will occur when and only when the participantes perceive the proposed new roles and opinions (that they expect to be fairly accomplishable) as instrumental to fulfill some of their highly valued goals. Therefore, the model denies the view of the communication/public opinion process as if played by a powerful media and a passive audience. |
Palavras-Chave: |
Comunicação social; Method; Social communication. |
Thesagro: |
Método. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01612nam a2200181 a 4500 001 1099175 005 2007-12-12 008 1985 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, R. C. 245 $aThe agreements model for mass communication and public opinion$ban integrating paper. 260 $a1985 .$c1985 300 $a64 p. 500 $aDissertação (Mestrado)- University of Minnesota, Minnesota. 520 $aThis paper proposes a new framework to explainpublic opinion formation and change processes. The framework is based in a more comprehensive description of the human communication phenomenon (e.g. the punctuation" theory) and on the motivation theory. It denies the validity for the simple cause-effect research model to fully explain the media-individual relationship, as it assigns to media or to individual permanent roles either as cause/actors or effect/reactors. It argues that relationship is better described when one considers the exchange of roles between its participants determined by situational contexts. This new model called Theory of Agreements Model argues that the implied definition of roles (actor, reactor) and changes of opinion will occur when and only when the participantes perceive the proposed new roles and opinions (that they expect to be fairly accomplishable) as instrumental to fulfill some of their highly valued goals. Therefore, the model denies the view of the communication/public opinion process as if played by a powerful media and a passive audience. 650 $aMétodo 653 $aComunicação social 653 $aMethod 653 $aSocial communication
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