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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
MARTINS, P. F.; ARAÚJO, F. R. de; BOMFIM, F. R.; SILVA, A. F.; BARBOSA, A. C. F.; COCOZZA, F. del M. |
Afiliação: |
PELUZIO FERREIRA MARTINS, Doutorando da Universidade Regional do Cariri - URCA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO, Doutorando do Instituto Federal da Bahia - IFBA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM, UNEB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA, UNEB; FABIO DEL MONTE COCOZZA, UNEB. |
Título: |
Educação do campo e geografia: diálogos com a agroecologia. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2024. |
ISSN: |
1696-8352 |
DOI: |
10.55905/oelv22n2-236 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. MenosEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Desenvolvimento Territorial; Educação do campo; Espaço rural; Interdisciplinaridade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Thesaurus Nal: |
Agroecology; Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162992/1/Educacao-do-campo-e-geografia-dialogos-com-a-agroecologia-2024.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
24/01/2008 |
Data da última atualização: |
22/10/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
RADAELLI, P.; FAJARDO, T. V. M.; EIRAS, M.; KUHN, G. B.; PIO-RIBEIRO, G.; NICKEL, O. |
Afiliação: |
PAULA RADAELLI, UFRPE; THOR VINICIUS MARTINS FAJARDO, CNPUV; MARCELO EIRAS, INSTITUTO BIOLÓGICO; GILMAR BARCELOS KUHN, CNPUV; G. PIO-RIBEIRO, UFRPE; OSMAR NICKEL, CNPUV. |
Título: |
Detecção e caracterização molecular do gene da proteína capsidial do Rupestris stem ptting-associated virus. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S 130 ago. 2007. |
Volume: |
32 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Suplemento. Edição dos resumos do XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Maringá, 13 a 17 de agosto de 2007. Resumo 98. |
Conteúdo: |
Rupestris stem pitting-associated virus (RSPaV) pertence ao gênero Foveavirus (Flexiviridae). O vírus afeta o desenvolvimento de videiras causando canc\uras que são observadas na superficie do lenho, prejudicando a formação dos vasos condutores de seiva. |
Palavras-Chave: |
Caracterização molecular; Rupestris stem pitting-associated virus. |
Thesagro: |
Doença de Planta; Genética; Uva; Vírus; Viticultura. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/203357/1/9416-2007-p.130.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Uva e Vinho (CNPUV) |
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