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1. | | HYDE, K. D.; ABDEL-WAHAB, M. A.; ABDOLLAHZADEH, J.; ABEYWICKRAMA, P. D.; ABSALAN, S.; AFSHARI, N.; AINSWORTH, A. M.; AKULOV, O. Y.; ALEOSHIN, V. V.; AL-SADI, A. M.; ALVARADO, P.; ALVES, A.; ALVES-SILVA, G.; AMALFI, M.; AMIRA, Y.; AMUHENAGE, T. B.; ANDERSON, J. L.; ANTONÍN, V.; AOUALI, S.; APTROOT, A.; APURILLO, C. C. S.; ARAÚJO, J. P. M.; ARIYAWANSA, H. A.; ARMAND, A.; ARUMUGAM, E.; ASGHARI, R.; ASSIS, D. M. A.; ATIENZA, V.; AVASTHI, S.; AZEVEDO, E.; BAHKALI, A. H.; BAKHSHI, M.; BANIHASHEMI, Z.; BAO, D. F.; BARAL, H. O.; BARATA, M.; BARBOSA, F. R.; BARBOSA, R. N.; BARRETO, R. W.; BASCHIEN, C.; BELAMESIATSEVA, D. B.; BENNETT REUEL, M.; BERA, I.; BEZERRA, J. D. P.; BEZERRA, J. L.; BHAT, D. J.; BHUNJUN, C. S.; BIANCHINOTTI, M. V.; BŁASZKOWSKI, J.; BLONDELLE, A.; BOEKHOUT, T.; BONITO, G.; BOONMEE, S.; BOONYUEN, N.; BREGANT, C.; BUCHANAN, P.; BUNDHUN, D.; BURGAUD, G.; BURGESS, T.; BUYCK, B.; CABARROI-HERNÁNDEZ, M.; CÁCERES, M. E. S.; CAEIRO, M. F.; CAI, L.; CAI, M. F.; CALABON, M. S.; CALAÇA, F. J. S.; CALLALLI, M.; CAMARA, M. P. S.; CANO-LIRA, J. F.; CANTILLO, T.; CAO, B.; CARLAVILLA, J. R.; CARVALHO, A.; CASTAÑEDA-RUIZ, R. F.; CASTLEBURY, L.; CASTRO-JAUREGUI, O.; CATANIA, M. D. V.; CAVALCANTI, L. H.; CAZABONNE, J.; CEDEÑO-SANCHEZ, M. L.; CHAHARMIRI-DOKHAHARANI, S.; CHAIWAN, N.; CHAKRABORTY, N.; CHAVERRI, P.; CHEEWANGKOON, R.; CHEN, C.; CHEN, C. Y.; CHEN, K. H.; CHEN, J.; CHEN, Q.; CHEN, W. H.; CHEN, Y. P.; CHETHANA, K. W. T.; COLEINE, C.; CONDÉ, T. O.; CORAZON-GUIVIN, M. A.; CORTÉS-PÉREZ, A.; COSTA-REZENDE, D. H.; COURTECUISSE, R.; CROUCH, J. A.; CROUS, P. W.; CUI, B. K.; CUI, Y. Y.; SILVA, D. K. A. da; SILVA, G. A. da; SILVA, I. R. da; SILVA, R. M. F. da; SILVA SANTOS, A. C. da; DAI, D. Q.; DAY, Y. C.; DAMM, U.; DARMOSTUK, V.; DAROODI ZOHA; DAS, K.; DAS, K.; DAVOODIAN, N.; DAVYDOV, E. A.; DAYARATHNE, M. C.; DECOCK, C.; DE GROOT, M. D.; DE KESEL, A.; DELA CRUZ, T. E. E.; DE LANGE, R.; DELGADO, G.; DENCHEV, C. M.; DENCHEV, T. T.; OLIVEIRA, N. T. de; SILVA, N. T. de; SOUZA, F. A. de; DENTINGER, B.; DEVADATHA, B.; DIANESE, J. C.; DIMA, B.; DINIZ, A. G.; DISSANAYAKE, A. J.; DISSANAYAKE, L. S.; DOĞAN, H. H.; DOILOM, M.; DOLATABADI, S.; DONG, W.; DONG, Z. Y.; SANTOS, L. A. dos; DRECHSLER-SANTOS, E. R.; DU, T. Y.; DUBEY, M. K.; DUTTA, A. K.; EGIDI, E.; ELLIOTT, T. F.; ELSHAHED, M. S.; ERDOĞDU, M.; ERTZ, D.; ETAYO, J.; EVANS, H. C.; FAN, X. L.; FAN, Y. G.; FEDOSOVA, A. G.; FELL, J.; FERNANDES, I.; FIRMINO, A. L.; FIUZA, P. O.; FLAKUS, A.; SOUZA, C. A. F. de; FRISVAD, J. C.; FRYAR, A. C.; GABALDÓN, T.; GAJANAYAKE, A. J.; GALINDO, L. J.; GANNIBAL, P. B.; GARCIA, D.; GARCÍA-SANDOVAL, S. R.; GARRIDO-BENAVENT, I.; GARZOLI, L.; GAUTAM, A. K.; GE, Z. W.; GENÉ, D. J.; GENTEKAKI, E.; GHOBAD-NEJHAD, M.; GIACHINI, A. J.; GIBERTONI, T. B.; GÓES-NETO, A.; GOMDOLA, D.; FARIAS, A. R. G. de. Global consortium for the classification of fungi and fungus-like taxa. Mycosphere, v. 14, n. 1, p. 1960–2012, 2023. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Registros recuperados : 1 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
08/11/2021 |
Data da última atualização: |
08/11/2021 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SARAIVA, S. M.; FRAGA, V. da S; ARAUJO FILHO, J. C. de; SANTOS, R. F. dos; FELIX, E. dos S.; CAMPOS, M. C.; DIAS, B. de S.; CARNEIRO, K. A. A. |
Afiliação: |
SEBASTIANA MAELY SARAIVA, IFSERTÃO-PE; VÂNIA DA SILVA FRAGA, UFPB; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; ROSEILTON FERNANDES DOS SANTOS, UFPB; EVALDO DOS SANTOS FELIX, INSA; MILTON CESAR CAMPOS, UFPB; BRUNO DE SOUZA DIAS, UFPB; KALLINE ALMEIDA ALVES CARNEIRO, UFPB. |
Título: |
Caracterização de Planossolos nátricos em um gradiente pluviométrico no Semiárido brasileiro. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
In: RIBEIRO, J. C. (org.). Educação em solos e meio ambiente. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021. cap. 1, p. 1-13. |
DOI: |
http://doi.org/10.22533/at.ed.3862129091 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O solo é um recurso natural de extrema importância para a humanidade e como tal tem sido amplamente estudado sob diversos aspectos. De modo geral, o solo apresenta grande variabilidade de ambiente, necessário informações sobre a fertilidade, gênese e mineralogia. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do gradiente pluviométrico na formação e no desenvolvimento de Planossolos localizados em distintos pedoambientes, no estado da Paraíba, estudando seus atributos morfológicos, físicos e químicos. Foi escolhida parte da região semiárida paraibana e subdivida em três subtipos climáticos de acordo com a precipitação média anual: muito seca (< 400 mm), seca (> 400 e <600 mm) e subúmida (> 600 mm), foram abertas três trincheiras para descrição morfológica e coleta de amostras de cada perfil dos solos estudados. Essas amostras foram caracterizadas quanto aos seus atributos morfológicos, físicos (granulometria, argila dispersa em água, densidade do solo e de partículas, grau de floculação e porosidade) e químicos (Ca, Mg, Na e K, Al, H+Al, COT, P e pH). Nos perfis dos Planossolos estudados não foi possível observar relação da profundidade com as condições climáticas, por serem solos formados a partir de rochas mais resistentes ao intemperismo. Aparentemente houve pouca influência do clima na profundidade, sendo mais raso o solo da condição seca e mais profundo o da condição muito seca; por outro lado a precipitação foi preponderante na formação dos horizontes diagnósticos (B plânico), com teores de argila proporcionais à precipitação. Os Planossolos apresentaram altos teores de bases trocáveis e quanto a fertilidade, houve uma tendência de lixiviação de bases na condição subúmida. Em alguns horizontes dos solos estudados foram verificados altos níveis de salinidade. MenosO solo é um recurso natural de extrema importância para a humanidade e como tal tem sido amplamente estudado sob diversos aspectos. De modo geral, o solo apresenta grande variabilidade de ambiente, necessário informações sobre a fertilidade, gênese e mineralogia. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do gradiente pluviométrico na formação e no desenvolvimento de Planossolos localizados em distintos pedoambientes, no estado da Paraíba, estudando seus atributos morfológicos, físicos e químicos. Foi escolhida parte da região semiárida paraibana e subdivida em três subtipos climáticos de acordo com a precipitação média anual: muito seca (< 400 mm), seca (> 400 e <600 mm) e subúmida (> 600 mm), foram abertas três trincheiras para descrição morfológica e coleta de amostras de cada perfil dos solos estudados. Essas amostras foram caracterizadas quanto aos seus atributos morfológicos, físicos (granulometria, argila dispersa em água, densidade do solo e de partículas, grau de floculação e porosidade) e químicos (Ca, Mg, Na e K, Al, H+Al, COT, P e pH). Nos perfis dos Planossolos estudados não foi possível observar relação da profundidade com as condições climáticas, por serem solos formados a partir de rochas mais resistentes ao intemperismo. Aparentemente houve pouca influência do clima na profundidade, sendo mais raso o solo da condição seca e mais profundo o da condição muito seca; por outro lado a precipitação foi preponderante na formação dos horizontes diagnó... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Pedogênese. |
Thesagro: |
Classificação do Solo; Fertilidade do Solo; Planossolo; Salinidade. |
Thesaurus NAL: |
Planosols; Soil classification; Soil fertility; Soil formation; Soil salinity. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227465/1/Caracterizacao-de-Planossolos-natricos-em-um-gradiente-pluviometrico-2021.pdf
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Marc: |
LEADER 02943naa a2200337 a 4500 001 2135863 005 2021-11-08 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttp://doi.org/10.22533/at.ed.3862129091$2DOI 100 1 $aSARAIVA, S. M. 245 $aCaracterização de Planossolos nátricos em um gradiente pluviométrico no Semiárido brasileiro.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aO solo é um recurso natural de extrema importância para a humanidade e como tal tem sido amplamente estudado sob diversos aspectos. De modo geral, o solo apresenta grande variabilidade de ambiente, necessário informações sobre a fertilidade, gênese e mineralogia. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do gradiente pluviométrico na formação e no desenvolvimento de Planossolos localizados em distintos pedoambientes, no estado da Paraíba, estudando seus atributos morfológicos, físicos e químicos. Foi escolhida parte da região semiárida paraibana e subdivida em três subtipos climáticos de acordo com a precipitação média anual: muito seca (< 400 mm), seca (> 400 e <600 mm) e subúmida (> 600 mm), foram abertas três trincheiras para descrição morfológica e coleta de amostras de cada perfil dos solos estudados. Essas amostras foram caracterizadas quanto aos seus atributos morfológicos, físicos (granulometria, argila dispersa em água, densidade do solo e de partículas, grau de floculação e porosidade) e químicos (Ca, Mg, Na e K, Al, H+Al, COT, P e pH). Nos perfis dos Planossolos estudados não foi possível observar relação da profundidade com as condições climáticas, por serem solos formados a partir de rochas mais resistentes ao intemperismo. Aparentemente houve pouca influência do clima na profundidade, sendo mais raso o solo da condição seca e mais profundo o da condição muito seca; por outro lado a precipitação foi preponderante na formação dos horizontes diagnósticos (B plânico), com teores de argila proporcionais à precipitação. Os Planossolos apresentaram altos teores de bases trocáveis e quanto a fertilidade, houve uma tendência de lixiviação de bases na condição subúmida. Em alguns horizontes dos solos estudados foram verificados altos níveis de salinidade. 650 $aPlanosols 650 $aSoil classification 650 $aSoil fertility 650 $aSoil formation 650 $aSoil salinity 650 $aClassificação do Solo 650 $aFertilidade do Solo 650 $aPlanossolo 650 $aSalinidade 653 $aPedogênese 700 1 $aFRAGA, V. da S 700 1 $aARAUJO FILHO, J. C. de 700 1 $aSANTOS, R. F. dos 700 1 $aFELIX, E. dos S. 700 1 $aCAMPOS, M. C. 700 1 $aDIAS, B. de S. 700 1 $aCARNEIRO, K. A. A. 773 $tIn: RIBEIRO, J. C. (org.). Educação em solos e meio ambiente. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021. cap. 1, p. 1-13.
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