Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
07/04/2004 |
Data da última atualização: |
18/06/2004 |
Autoria: |
BITENCOURT, C. C. |
Título: |
A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, Sao Paulo, v.44, n.1, p.58-69, jan./mar. 2004. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho). |
Palavras-Chave: |
aprendizagem organizacional; Competências gerenciais; estratégia e mudança organizacional; Managerial competencies; organizational change; organizational learning; strategy. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01821naa a2200205 a 4500 001 1109789 005 2004-06-18 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBITENCOURT, C. C. 245 $aA gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. 260 $c2004 520 $aO presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho). 653 $aaprendizagem organizacional 653 $aCompetências gerenciais 653 $aestratégia e mudança organizacional 653 $aManagerial competencies 653 $aorganizational change 653 $aorganizational learning 653 $astrategy 773 $tRevista de Administração de Empresas, Sao Paulo$gv.44, n.1, p.58-69, jan./mar. 2004.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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