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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrossilvipastoril. |
Data corrente: |
19/12/2017 |
Data da última atualização: |
04/02/2020 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
COUTO, E. G.; OLIVEIRA, V. A.; BEIRIGO, R. M.; OLIVEIRA JUNIOR, J. C. de; NASCIMENTO, A. F. do; VIDAL-TORRADO, P. |
Afiliação: |
EDUARDO GUIMARÃES COUTO, UFMT; VIRLEI ÁLVARO OLIVEIRA, IBGE-GOIANIA; RAPHAEL MOREIRA BEIRIGO, UFPB; JAIRO CALDERARI DE OLIVEIRA JUNIOR, UFTPR; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT; PABLO VIDAL-TORRADO, USP-ESALQ. |
Título: |
Solos do pantanal Matogrossense. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: CURI, N.; KER, J. C.; NOVAIS, R. F.; VIDAL-TORRADO, P.; SCHAEFER, C. E. G. R. (Ed.). Pedologia: solos dos biomas brasileiros. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2017. cap. 7, p. 304-352. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O bioma Pantanal é admirado em todo mundo pela sua vasta extensão e pelos alternados ciclos de inundação e estiagem, tornando-o um ambiente onde os componentes do ecossistema, sejam abióticos (solos, sedimentos, água etc.) ou bióticos (fauna e flora), vivem em uma relação muito estreita, em que as variações de um componente influenciam de forma significativa a existência dos demais. Dessa forma, é notório que as variações de tipos de solos acometem a distribuição de espécies da flora e fauna, bem como as mudanças da geomorfologia da região. Em razão da grande extensão territorial, dos períodos prolongados de inundação e da dificuldade de se alcançar muitos de seus recantos pela escassez de acessos terrestres, o desenvolvimento de pesquisas e a ampliação de informações sobre os recursos do bioma Pantanal eram dificultados ou até inibidos. O conhecimento sobre os solos deste bioma vem sendo construído em tempos relativamente recentes, geralmente por meio de escassos estudos localizados ou generalizados e, muitas vezes, apenas de forma indireta. |
Palavras-Chave: |
Pantanal matogrossense; Solos. |
Thesagro: |
Pedologia. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
30/01/2015 |
Data da última atualização: |
22/02/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TORREZAN, R.; ROCHA, J. E. D.; BARRETO, M. V. de S.; OLIVEIRA, J. A.; ALBIERI, R. C.; SILVA, F. T. |
Afiliação: |
RENATA TORREZAN, CTAA; JOAO EUGENIO DIAZ ROCHA, CTAA; MAURICIO VIVAS DE SOUZA BARRETO, CTAA; JOSÉ ARIMATHÉA OLIVEIRA, IFRJ; RICARDO CRIVANO ALBIERI, UFRRJ; FERNANDO TEIXEIRA SILVA, CTAA. |
Título: |
Popularization actions of food science and technology in south and metropolitan regions of Rio de Janeiro state. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: INTERNATIONAL PUBLIC COMMUNICATION OF SCIENCE AND TECHNOLOGY CONFERENCE, 13, Salvador, 2014. Proceeedings... |
Páginas: |
7 P. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The ignorance on concepts and practices in Food Science and Technology (FS&T) and the lack of specialized staff in agricultural educational institutions are factors that limit the interest of future technical on this topic. Such limitations may be overcome through actions to awaken curiosity and motivate the training technical to care for all matters of FS&T, constituting current educational techniques and encouraging the interest by potential agribusiness activity. Thus, was established a partnership between Embrapa Food Technology, Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro - Campus Nilo Peçanha (IFRJ) and the Technical College of Rural University (CTUR). It was carried out a diagnosis of physical and educational structure of these institutions and localities conditions. Subsequently, the popularization of FS&T gave through five courses of capacitance, construction of web page and a discussion forum. It was constructed a network of relationships and communication that includes the actors concerned development in these localities and produced materials to disseminate these information. The point of views of the participants of courses and of the event were evaluated. The data showed that the activities were mostly positive and which are necessary new actions. |
Palavras-Chave: |
Agricultura e educação; Cursos de treinamento; Popularização da ciência no Rio de Janeiro. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/117198/1/v36n3a13.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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