|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Semiárido. Para informações adicionais entre em contato com cpatsa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
15/05/2023 |
Data da última atualização: |
30/05/2023 |
Autoria: |
MALHEIROS, T. F.; FERREIRA, C. de P.; FAZION, F.; CARVALHO, H.; ORTÊNCIO FILHO, H.; CHAVES, J. M.; CAVALCANTE, K. V.; AMAZONAS, M.; BATISTA, R. de O. S. (org.). |
Afiliação: |
TADEU FABRICIO MALHEIROS, Professor da Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo; CRISTIANE DE PAULA FERREIRA, Professora da Universidade Federal do Pará/Faculdade de Oceanografia; FLAVIA FAZION, Professora do Centro de Línguas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná; HELOTONIO CARVALHO, Professor da UFPE; HENRIQUE ORTÊNCIO FILHO, Pesquisador do Departamento de Ciências/UEM; JOSELISA MARIA CHAVES, Professora da UEFS; KÁTIA VIANA CAVALCANTE, Universidade Federal do Amazonas; MAURÍCIO AMAZONAS, Professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável/Universidade de Brasília; ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA, Professora da Universidade Federal de Sergipe. |
Título: |
Experiências no ensino das ciências ambientais. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Com-Arte: ANA, 2023. |
Volume: |
v. 2 |
Páginas: |
334 p. |
ISBN: |
978-65-89321-28-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este livro Experiências no Ensino das Ciências Ambientais faz parte da série Pesquisa e Reflexão organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb), modalidade Mestrado Profissional, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O ProfCiAmb surgiu a partir da priorização institucional da CAPES para maior diálogo e alcance de professores da educação básica, com ações de indução à criação de programas de pós graduação em rede nacional, os quais somavam, no início de 2023, 11 programas com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, com centenas de instituições envolvidas e localizadas nas cinco regiões do Brasil. Está estruturado a partir da associação em rede de 9 (nove) instituições de ensino superior, todas públicas, e representa um canal direto das universidades com as escolas, trazendo uma abordagem transversal para a questão ambiental, com interface em todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Tem como objetivo alavancar pesquisas, que de forma crítica vão construindo pontes e diálogos entre atores chave da Educação Básica, internalizando a questão ambiental nas diversas disciplinas do ensino básico e contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. Como desdobramento da parceria com a ANA, a temática da Água tem literalmente permeado a maioria das pesquisas e produtos educacionais da Rede ProfCiAmb, observando-se que esta estratégia vem trazendo resultados positivos, dada as ilimitadas possibilidades que o tema água favorece para abordagens interdisciplinares, com elevado potencial de diálogo e alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro, com seus 23 capítulos, está estruturado em cinco partes, alinhadas aos projetos estruturantes da Rede ProfCiAmb: PARTE I ? TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO; PARTE II ? ESCOLAS SUSTENTÁVEIS; PARTE III ? COMUNIDADE, SAÚDE E AMBIENTE PARTE IV - INSTITUIÇÕES E AMBIENTE; PARTE V ? EPISTEMOLOGIAS, DIVERSIDADES E FORMAÇÃO HUMANA. Estes textos apresentam os esforços e principalmente trazem os resultados concretos das pesquisas realizadas pelos discentes do ProfCiAmb nas 9 Associadas. Os textos, escritos a várias mãos ? discentes, egressos e docentes do programa, demostram a potencial capacidade do ProfCiAmb em permear as instituições de Educação Básica do país, num processo de valorização e incentivo dos professores e suas escolas na tarefa encantadora de formar cidadãos e abrir oportunidades para uma sociedade mais justa e feliz. MenosEste livro Experiências no Ensino das Ciências Ambientais faz parte da série Pesquisa e Reflexão organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb), modalidade Mestrado Profissional, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O ProfCiAmb surgiu a partir da priorização institucional da CAPES para maior diálogo e alcance de professores da educação básica, com ações de indução à criação de programas de pós graduação em rede nacional, os quais somavam, no início de 2023, 11 programas com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, com centenas de instituições envolvidas e localizadas nas cinco regiões do Brasil. Está estruturado a partir da associação em rede de 9 (nove) instituições de ensino superior, todas públicas, e representa um canal direto das universidades com as escolas, trazendo uma abordagem transversal para a questão ambiental, com interface em todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Tem como objetivo alavancar pesquisas, que de forma crítica vão construindo pontes e diálogos entre atores chave da Educação Básica, internalizando a questão ambiental nas diversas disciplinas do ensino básico e contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contex... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ciência ambiental; Escola sustentável; Estudo e ensino; Formação humana. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural; Educação; Educação Ambiental; Meio Ambiente. |
Thesaurus Nal: |
Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 03815nam a2200349 a 4500 001 2153735 005 2023-05-30 008 2023 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-65-89321-28-6 100 1 $aMALHEIROS, T. F. 245 $aExperiências no ensino das ciências ambientais.$h[electronic resource] 260 $aSão Paulo: Com-Arte: ANA$c2023 300 $a334 p. v. 2 490 $vv. 2 520 $aEste livro Experiências no Ensino das Ciências Ambientais faz parte da série Pesquisa e Reflexão organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb), modalidade Mestrado Profissional, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O ProfCiAmb surgiu a partir da priorização institucional da CAPES para maior diálogo e alcance de professores da educação básica, com ações de indução à criação de programas de pós graduação em rede nacional, os quais somavam, no início de 2023, 11 programas com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, com centenas de instituições envolvidas e localizadas nas cinco regiões do Brasil. Está estruturado a partir da associação em rede de 9 (nove) instituições de ensino superior, todas públicas, e representa um canal direto das universidades com as escolas, trazendo uma abordagem transversal para a questão ambiental, com interface em todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Tem como objetivo alavancar pesquisas, que de forma crítica vão construindo pontes e diálogos entre atores chave da Educação Básica, internalizando a questão ambiental nas diversas disciplinas do ensino básico e contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. Como desdobramento da parceria com a ANA, a temática da Água tem literalmente permeado a maioria das pesquisas e produtos educacionais da Rede ProfCiAmb, observando-se que esta estratégia vem trazendo resultados positivos, dada as ilimitadas possibilidades que o tema água favorece para abordagens interdisciplinares, com elevado potencial de diálogo e alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro, com seus 23 capítulos, está estruturado em cinco partes, alinhadas aos projetos estruturantes da Rede ProfCiAmb: PARTE I ? TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO; PARTE II ? ESCOLAS SUSTENTÁVEIS; PARTE III ? COMUNIDADE, SAÚDE E AMBIENTE PARTE IV - INSTITUIÇÕES E AMBIENTE; PARTE V ? EPISTEMOLOGIAS, DIVERSIDADES E FORMAÇÃO HUMANA. Estes textos apresentam os esforços e principalmente trazem os resultados concretos das pesquisas realizadas pelos discentes do ProfCiAmb nas 9 Associadas. Os textos, escritos a várias mãos ? discentes, egressos e docentes do programa, demostram a potencial capacidade do ProfCiAmb em permear as instituições de Educação Básica do país, num processo de valorização e incentivo dos professores e suas escolas na tarefa encantadora de formar cidadãos e abrir oportunidades para uma sociedade mais justa e feliz. 650 $aRural development 650 $aDesenvolvimento Rural 650 $aEducação 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 653 $aCiência ambiental 653 $aEscola sustentável 653 $aEstudo e ensino 653 $aFormação humana 700 1 $aFERREIRA, C. de P. 700 1 $aFAZION, F. 700 1 $aCARVALHO, H. 700 1 $aORTÊNCIO FILHO, H. 700 1 $aCHAVES, J. M. 700 1 $aCAVALCANTE, K. V. 700 1 $aAMAZONAS, M. 700 1 $aBATISTA, R. de O. S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
30/01/2023 |
Data da última atualização: |
02/02/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ZAIDEM, A. L. de M.; FERREIRA, A. L.; RIBEIRO, W. R.; SILVA, A. Y. P. e; SILVA, J. F. A. e; RAGNI, M.; PINHEIRO, P. V. |
Afiliação: |
ANTONIA LOPES DE MENDONÇA ZAIDEM, estagiária CNPAF; AMANDA LOPES FERREIRA, estagiária CNPAF; WILLIAM RAFAEL RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALBERES YANK PEREIRA E SILVA, estagiário CNPAF; JOSE FRANCISCO ARRUDA E SILVA, CNPAF; MIRCO RAGNI, UNIVERSIDADE DE FEIRA DE SANTANA, BA; PATRICIA VALLE PINHEIRO, CNPAF. |
Título: |
Atração de adultos da mosca branca, Bemisia tabaci, à luz LED em instrumento para o monitoramento automatizado de pragas. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO JOVENS TALENTOS, 16., 2022, Santo Antônio de Goiás. Resumos... Brasília, DF: Embrapa; Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2022. |
Páginas: |
p. 31. |
ISBN: |
978-65-89957-37-9 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Manejo Integrado de Pragas (MIP), importante ferramenta para o manejo racional de agrotóxicos, ainda apresenta baixa adoção entre produtores de feijão, devido aos custos de monitoramento. O uso de armadilhas automatizadas pode reduzir significativamente os custos de monitoramento, facilitando a adoção do MIP. O tubo Kalile (tK), desenvolvido para o monitoramento do psilídeo dos citros, é um instrumento de acrílico (50 cm x 4,5 cm x 4,5 cm), com dispositivos de luz LED UV nas duas extremidades. Neste trabalho, estudos foram realizados para validar o uso do tK para atração da mosca branca, Bemisia tabaci, ao LED UV, acoplado ou não a uma placa fosforescente. |
Palavras-Chave: |
Monitoramento. |
Thesagro: |
Bemisia Tabaci; Mosca Branca; Praga de Planta. |
Categoria do assunto: |
O Insetos e Entomologia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/246115/1/sjt-p31.pdf
|
Marc: |
LEADER 01561nam a2200253 a 4500 001 2151340 005 2023-02-02 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-89957-37-9 100 1 $aZAIDEM, A. L. de M. 245 $aAtração de adultos da mosca branca, Bemisia tabaci, à luz LED em instrumento para o monitoramento automatizado de pragas.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO JOVENS TALENTOS, 16., 2022, Santo Antônio de Goiás. Resumos... Brasília, DF: Embrapa; Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão$c2022 300 $ap. 31. 520 $aO Manejo Integrado de Pragas (MIP), importante ferramenta para o manejo racional de agrotóxicos, ainda apresenta baixa adoção entre produtores de feijão, devido aos custos de monitoramento. O uso de armadilhas automatizadas pode reduzir significativamente os custos de monitoramento, facilitando a adoção do MIP. O tubo Kalile (tK), desenvolvido para o monitoramento do psilídeo dos citros, é um instrumento de acrílico (50 cm x 4,5 cm x 4,5 cm), com dispositivos de luz LED UV nas duas extremidades. Neste trabalho, estudos foram realizados para validar o uso do tK para atração da mosca branca, Bemisia tabaci, ao LED UV, acoplado ou não a uma placa fosforescente. 650 $aBemisia Tabaci 650 $aMosca Branca 650 $aPraga de Planta 653 $aMonitoramento 700 1 $aFERREIRA, A. L. 700 1 $aRIBEIRO, W. R. 700 1 $aSILVA, A. Y. P. e 700 1 $aSILVA, J. F. A. e 700 1 $aRAGNI, M. 700 1 $aPINHEIRO, P. V.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|