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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
22/11/2005 |
Data da última atualização: |
22/11/2005 |
Autoria: |
SILVA, E. de O.; SILVA, D. F. P.; MENDONÇA, F. V. S.; BARBOSA, R. L.; RIBEIRO JÚNIOR, J. I.; MOSQUIM, P. R.; PUSCHMANN, R.; MIZOBUTSI, G. |
Afiliação: |
UFV. |
Título: |
Uso do Smartfresh (1-MCP) no amadurecimento controlado de banana 'Prata anã'. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Proceedings of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, v. 47, p.129-131, 2003. |
ISSN: |
0245-2528 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Objetivou-se o desenvolvimento de tecnologia para a comercialização de banana 'Prata anã', de modo que um número reduzido de frutos foram acondicionadas em pequenas embalagens, tendo sido tratados para amadurecerem em dias consectivos, caracterizando assim um produto diferenciado e, portanto, com alto valor agregado. Bananas colhidas em pomar comercial em Janaúba, MG, Brasil, foram tratadas com diferentes concentrações de 1-MCP (0, 20, 40, 60 e 80 nL L-¹ por 12 horas) e então acondicionadas, um fruto de cada tratamento, em bandejas. As bandejas foram revestidas com uma camada de PVC (15um) e simulou-se as práticas de consumo, avaliando-se, nos dias 0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 de armazenamento, a cor da casca, a firmeza e o teor de sólidos solúveis. |
Palavras-Chave: |
1-MCP; amadurecimento. |
Thesagro: |
Banana. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Biblioteca |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
17/10/2023 |
Data da última atualização: |
23/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
LOPES, C. M. DE A. |
Afiliação: |
CARLA MACHADO DE ARAUJO LOPES, UFRJ. |
Título: |
Percepção do consumidor em relação à carne baixo carbono. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
2023. |
Páginas: |
131 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). |
Conteúdo: |
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. MenosA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise conjunta; Associação livre de palavras; Conjoint Analysis; Consumer; Free Word Association; Tecnologia sustentável. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Thesaurus NAL: |
Sustainable technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03080nam a2200229 a 4500 001 2157291 005 2023-11-23 008 2023 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aLOPES, C. M. DE A. 245 $aPercepção do consumidor em relação à carne baixo carbono.$h[electronic resource] 260 $a2023.$c2023 300 $a131 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). 520 $aA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. 650 $aSustainable technology 650 $aConsumidor 653 $aAnálise conjunta 653 $aAssociação livre de palavras 653 $aConjoint Analysis 653 $aConsumer 653 $aFree Word Association 653 $aTecnologia sustentável
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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