|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
27/09/2001 |
Data da última atualização: |
09/06/2015 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ZORATO, M. F.; FRANÇA-NETO, J. B.; ASTAFEIEF, N. C.; TAKEDA, C. |
Afiliação: |
JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO. |
Título: |
Nova interpretação na metodologia do teste de tetrazólio. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
Informativo ABRATES, Londrina, v.11, n.2, p.216, set. 2001. Numero especial, ref. 338. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Edicao de Resumos do XII Congresso Brasileiro de Sementes, 17 a 20 de Setembro de 2001, Curitiba, PR. |
Conteúdo: |
O teste de tetrazólio (TZ), pela rapidez na obtenção de resultados tem sido utilizado com freqüência nos laboratórios de sementes para determinar a viabilidade e o vigor, categorizados em classes distintas, diagnosticando as possíveis causas que provocam a perda de vigor e viabilidade das sementes. Objetivando extrair mais informações da qualidade das sementes, foi desenvolvida uma nova interpretação no teste de tetrazólio , que consistiu em indicar a razão principal da diferença entre o vigor e a viabilidade, quando existente. Os fatores, dano mecânico, dano percevejo e deterioração por umidade, que mais estão contribuindo para a diferença podem ser encontrados nas classes quatro e cinco (sementes viáveis). Outro fator analisado foi à abrangência da classe três (vigor médio), que compreende lesões menores e leves provocadas pelos danos e se estende até lesões maiores e mais profundas . Quando observada a presença de danos mais intensos nos cotilédones, que abrangem mais tecidos de reserva das sementes e/ou danos localizados no eixo embrionário (plúmula, hipocótilo e radícula), situação que oferece maior risco à qualidade das semen tes, foi atribuída uma restrição (R) e estabelecida uma subclasse , 3R. Para a utilização da nova interpretação foi implan tado um programa de treinamento e capacitação de analistas, estimulando o comprometimento com os resultados. Estes procedimentos diferenciados têm permitido melhor diagnóstico e monitoramento contínuo da qualidade , possibilitando minimizar problemas de emergência em campo, fato que diminui o estande e reduz a produtividade . MenosO teste de tetrazólio (TZ), pela rapidez na obtenção de resultados tem sido utilizado com freqüência nos laboratórios de sementes para determinar a viabilidade e o vigor, categorizados em classes distintas, diagnosticando as possíveis causas que provocam a perda de vigor e viabilidade das sementes. Objetivando extrair mais informações da qualidade das sementes, foi desenvolvida uma nova interpretação no teste de tetrazólio , que consistiu em indicar a razão principal da diferença entre o vigor e a viabilidade, quando existente. Os fatores, dano mecânico, dano percevejo e deterioração por umidade, que mais estão contribuindo para a diferença podem ser encontrados nas classes quatro e cinco (sementes viáveis). Outro fator analisado foi à abrangência da classe três (vigor médio), que compreende lesões menores e leves provocadas pelos danos e se estende até lesões maiores e mais profundas . Quando observada a presença de danos mais intensos nos cotilédones, que abrangem mais tecidos de reserva das sementes e/ou danos localizados no eixo embrionário (plúmula, hipocótilo e radícula), situação que oferece maior risco à qualidade das semen tes, foi atribuída uma restrição (R) e estabelecida uma subclasse , 3R. Para a utilização da nova interpretação foi implan tado um programa de treinamento e capacitação de analistas, estimulando o comprometimento com os resultados. Estes procedimentos diferenciados têm permitido melhor diagnóstico e monitoramento contínuo da qualidade , possibil... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Teste de Tetrazólio. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/125145/1/id-15300001.pdf
|
Marc: |
LEADER 02283nam a2200169 a 4500 001 1444901 005 2015-06-09 008 2001 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aZORATO, M. F. 245 $aNova interpretação na metodologia do teste de tetrazólio.$h[electronic resource] 260 $aInformativo ABRATES, Londrina, v.11, n.2, p.216, set. 2001. Numero especial, ref. 338.$c2001 500 $aEdicao de Resumos do XII Congresso Brasileiro de Sementes, 17 a 20 de Setembro de 2001, Curitiba, PR. 520 $aO teste de tetrazólio (TZ), pela rapidez na obtenção de resultados tem sido utilizado com freqüência nos laboratórios de sementes para determinar a viabilidade e o vigor, categorizados em classes distintas, diagnosticando as possíveis causas que provocam a perda de vigor e viabilidade das sementes. Objetivando extrair mais informações da qualidade das sementes, foi desenvolvida uma nova interpretação no teste de tetrazólio , que consistiu em indicar a razão principal da diferença entre o vigor e a viabilidade, quando existente. Os fatores, dano mecânico, dano percevejo e deterioração por umidade, que mais estão contribuindo para a diferença podem ser encontrados nas classes quatro e cinco (sementes viáveis). Outro fator analisado foi à abrangência da classe três (vigor médio), que compreende lesões menores e leves provocadas pelos danos e se estende até lesões maiores e mais profundas . Quando observada a presença de danos mais intensos nos cotilédones, que abrangem mais tecidos de reserva das sementes e/ou danos localizados no eixo embrionário (plúmula, hipocótilo e radícula), situação que oferece maior risco à qualidade das semen tes, foi atribuída uma restrição (R) e estabelecida uma subclasse , 3R. Para a utilização da nova interpretação foi implan tado um programa de treinamento e capacitação de analistas, estimulando o comprometimento com os resultados. Estes procedimentos diferenciados têm permitido melhor diagnóstico e monitoramento contínuo da qualidade , possibilitando minimizar problemas de emergência em campo, fato que diminui o estande e reduz a produtividade . 650 $aTeste de Tetrazólio 700 1 $aFRANÇA-NETO, J. B. 700 1 $aASTAFEIEF, N. C. 700 1 $aTAKEDA, C.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
03/03/2009 |
Data da última atualização: |
19/03/2014 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
D'AGOSTIN, P. T.; SOUSA, V. A. de; MIKICH, S. B.; LIEBLICH, D. |
Afiliação: |
Paula Talita D? Agostin, Universidade Tuiuti do Paraná; Valderês Aparecida de Sousa, Embrapa Florestas; Sandra Bos Mikich, Embrapa Florestas; Dieter Lieblich, Remasa Reflorestadora. |
Título: |
Estudo genético de Araucaria angustifolia (BERT) O. Ktze. como base para um programa de controle dos danos causados pelo macaco-prego aos plantios comerciais de Pinus spp. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 7., 2008, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2008. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo. |
Palavras-Chave: |
Genética de populações; Variedade de araucária. |
Thesagro: |
Isoenzima. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/99672/1/2008-RAC-EstudoGenetico.pdf
|
Marc: |
LEADER 00728nam a2200193 a 4500 001 1315614 005 2014-03-19 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aD'AGOSTIN, P. T. 245 $aEstudo genético de Araucaria angustifolia (BERT) O. Ktze. como base para um programa de controle dos danos causados pelo macaco-prego aos plantios comerciais de Pinus spp. 260 $aIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 7., 2008, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas$c2008 300 $c1 CD-ROM. 500 $aResumo. 650 $aIsoenzima 653 $aGenética de populações 653 $aVariedade de araucária 700 1 $aSOUSA, V. A. de 700 1 $aMIKICH, S. B. 700 1 $aLIEBLICH, D.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|