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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
LAGE, M. F. R.; ASSIS, R. L. de; AQUINO, A. M. de. |
Título: |
Diagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de relações de confiança entre esses atores. MenosO Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Circuito curto de comercialização; Family farming; Organic farming; Short circuits of marketing. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Agricultura Orgânica. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149482/1/Diagnostico-das-feiras-de-produtos-organicos-do-municipio-de-Belo-Horizonte.pdf
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Marc: |
LEADER 02438naa a2200217 a 4500 001 2149482 005 2022-12-13 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLAGE, M. F. R. 245 $aDiagnóstico das feiras de produtos orgânicos do município de Belo Horizonte (MG) e seus consumidores.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aO Brasil é hoje um dos grandes produtores de alimentos orgânicos. O consumo desse tipo de alimento no país cresce à taxa anual de 25%, e o mercado de feiras específicas é espaço fundamental para esse avanço. Em Belo horizonte, MG, a partir do ano de 2002, foram instaladas oito feiras orgânicas, em três regiões do município. O trabalho teve como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores feirantes e do perfil dos consumidores dessas feiras. Buscou-se, também, analisar os gargalos para a expansão da produção e comercialização dessas feiras. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semiestruturados. Realizaram-se 214 entrevistas com consumidores frequentadores das oito feiras, além de cinco entrevistas com agricultores feirantes e uma entrevista com o supervisor das feiras, funcionário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Verificouse que os agricultores enfrentam dificuldades quanto à disponibilidade de mão de obra e à regularidade da produção, para o atendimento às expectativas de consumidores. A maioria dos consumidores era composta por mulheres com idade entre 30 e 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal equivalente a um valor entre 9 e 12 vezes o salário mínimo brasileiro. As feiras foram consideradas como importantes canais de comercialização da produção orgânica, pois aproximava os agricultores e os consumidores, possibilitando o estabelecimento de relações de confiança entre esses atores. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aAgricultura Orgânica 653 $aCircuito curto de comercialização 653 $aFamily farming 653 $aOrganic farming 653 $aShort circuits of marketing 700 1 $aASSIS, R. L. de 700 1 $aAQUINO, A. M. de 773 $tIn: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroenergia; Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
25/04/2018 |
Data da última atualização: |
07/12/2018 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
GAMBETTA, R.; LEITÃO, R. C.; OTENIO, M. H.; KUNZ, A. |
Afiliação: |
ROSSANO GAMBETTA, CNPAE. |
Título: |
Compromissos nacionalmente assumidos e a participação da Embrapa. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: KUNZ, A.; OTENIO, M. H.; LEITAO, R. C.; GAMBETTA, R. (Ed.). Energia limpa e acessível: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018 E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 7). |
Páginas: |
p. 11-16. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Brasil assumiu em 2015 o compromisso de trabalhar em prol dos 17 ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que foi definido o ano de 2030 para atingir as diversas metas que compõem cada um dos ODS. O papel da Embrapa nas metas do ODS 7 Em consonância com a sua missão nas pesquisas, ações de fomento e aplicação de novas tecnologias no agronegócio, a Embrapa lidera várias ações envolvendo a produção e o uso eficiente de energias renováveis. Essas ações estão associadas à: disponibilização de energia para regiões remotas; cultivos de biomassas específicas para produção de energia ou para regiões de baixa produtividade, no aproveitamento de resíduos das cadeias produtivas do agronegócio ou na proposição de processos mais eficientes no uso da energia. |
Palavras-Chave: |
Biocombustíveis; Biodigestores; Energia limpa; ODS 7. |
Thesagro: |
Agricultura; População; Renda. |
Thesaurus NAL: |
Agriculture; Income; Population. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187943/1/ID-3313-PAG-11-16.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/183089/1/Cap-1-Compromissos.pdf
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Marc: |
LEADER 01708naa a2200289 a 4500 001 2090873 005 2018-12-07 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGAMBETTA, R. 245 $aCompromissos nacionalmente assumidos e a participação da Embrapa.$h[electronic resource] 260 $c2018 300 $ap. 11-16. 520 $aO Brasil assumiu em 2015 o compromisso de trabalhar em prol dos 17 ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que foi definido o ano de 2030 para atingir as diversas metas que compõem cada um dos ODS. O papel da Embrapa nas metas do ODS 7 Em consonância com a sua missão nas pesquisas, ações de fomento e aplicação de novas tecnologias no agronegócio, a Embrapa lidera várias ações envolvendo a produção e o uso eficiente de energias renováveis. Essas ações estão associadas à: disponibilização de energia para regiões remotas; cultivos de biomassas específicas para produção de energia ou para regiões de baixa produtividade, no aproveitamento de resíduos das cadeias produtivas do agronegócio ou na proposição de processos mais eficientes no uso da energia. 650 $aAgriculture 650 $aIncome 650 $aPopulation 650 $aAgricultura 650 $aPopulação 650 $aRenda 653 $aBiocombustíveis 653 $aBiodigestores 653 $aEnergia limpa 653 $aODS 7 700 1 $aLEITÃO, R. C. 700 1 $aOTENIO, M. H. 700 1 $aKUNZ, A. 773 $tIn: KUNZ, A.; OTENIO, M. H.; LEITAO, R. C.; GAMBETTA, R. (Ed.). Energia limpa e acessível: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018 E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 7).
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Registro original: |
Embrapa Agroenergia (CNPAE) |
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