|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
12/08/2008 |
Data da última atualização: |
12/08/2008 |
Autoria: |
ARAÚJO, M. de. |
Afiliação: |
Embrapa Sede. |
Título: |
Inovação, cliente e marketing. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Política Agrícola, Brasília, ano 16, n. 4, pag. 132-133, jul./ago./set. 2007. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Ponto de Vista |
Conteúdo: |
Todo ponto de vista costuma refletir opiniões ou conhecimentos consolidados pelo tempo. Este, em especial, é calcado na experiência profissional. Em 1994, respondendo a um apelo do Setor Público, atendi a um edital para contratar um especialista em planejamento estratégico orientado para o mercado. Certamente, quem encomendara o concurso ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cesp/UnB) não tinha a exata dimensão da função de um especialista em marketing, especialmente em planejamento estratégico orientado para mercado. Finalmente, fiz as provas, que estavam extremamente adequadas à referida função. O que fez o pretendente em questão acreditar que a empresa já havia implantado o marketing tático e, por isso, deveria empreender inteligência competitiva, isto é, analisar e monitorar todos os fatores de mercado. Passei no concurso em primeiro lugar, sendo contratada com certa brevidade. Na ocasião, entre a compreensão do que era atividade de marketing na prova em relação à realidade, a lacuna foi surrealista. |
Palavras-Chave: |
Cliente; Gestão de marketing; Planejamento estratégico orientado ao mercado; Processo de administração de marketing. |
Thesagro: |
Inovação. |
Thesaurus Nal: |
marketing. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01668naa a2200205 a 4500 001 1124729 005 2008-08-12 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aARAÚJO, M. de 245 $aInovação, cliente e marketing. 260 $c2007 500 $aPonto de Vista 520 $aTodo ponto de vista costuma refletir opiniões ou conhecimentos consolidados pelo tempo. Este, em especial, é calcado na experiência profissional. Em 1994, respondendo a um apelo do Setor Público, atendi a um edital para contratar um especialista em planejamento estratégico orientado para o mercado. Certamente, quem encomendara o concurso ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cesp/UnB) não tinha a exata dimensão da função de um especialista em marketing, especialmente em planejamento estratégico orientado para mercado. Finalmente, fiz as provas, que estavam extremamente adequadas à referida função. O que fez o pretendente em questão acreditar que a empresa já havia implantado o marketing tático e, por isso, deveria empreender inteligência competitiva, isto é, analisar e monitorar todos os fatores de mercado. Passei no concurso em primeiro lugar, sendo contratada com certa brevidade. Na ocasião, entre a compreensão do que era atividade de marketing na prova em relação à realidade, a lacuna foi surrealista. 650 $amarketing 650 $aInovação 653 $aCliente 653 $aGestão de marketing 653 $aPlanejamento estratégico orientado ao mercado 653 $aProcesso de administração de marketing 773 $tRevista de Política Agrícola, Brasília, ano 16$gn. 4, pag. 132-133, jul./ago./set. 2007.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Arroz e Feijão. Para informações adicionais entre em contato com cnpaf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 1 |
Autoria: |
ARAÚJO, M. S.; CHAVES, S. F. S.; DIAS, L. A. S.; FERREIRA, F. M.; PEREIRA, G. R.; BEZERRA, A. R. G.; ALVES, R. S.; HEINEMANN, A. B.; BRESEGHELLO, F.; CARNEIRO, P. C. S.; KRAUSE, M. D.; COSTA-NETO, G.; DIAS, K. O. G. |
Afiliação: |
MAURICIO S. ARAUJO, UFV; SAULO F. S. CHAVES, UFV; LUIZ A. S. DIAS, UFV; FILIPE M. FERREIRA, UNESP, Botucatu-SP; GUILHERME R. PEREIRA, UFV; ANDRE R. G. BEZERRA, LIMAGRAIN BRAZIL, Jataí-GO; RODRIGO S. ALVES, UFV; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; FLAVIO BRESEGHELLO, CNPAF; PEDRO C. S. CARNEIRO, UFV; MATHEUS D. KRAUSE, IOWA STATE UNIVERSITY; GERMANO COSTA-NETO, CORNELL UNIVERSITY; KAIO O. G. DIAS, UFV. |
Título: |
GIS-FA: an approach to integrating thematic maps, factor-analytic, and envirotyping for cultivar targeting. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Theoretical and Applied Genetics, v. 137, 80, Mar. 2024. |
ISSN: |
0040-5752 |
DOI: |
https://doi.org/10.1007/s00122-024-04579-z |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
Parsimonious methods that capture genotype-by-environment interaction (GEI) in multi-environment trials (MET) are important in breeding programs. Understanding the causes and factors of GEI allows the utilization of genotype adaptations in the target population of environments through environmental features and factor-analytic (FA) models. Here, we present a novel predictive breeding approach called GIS-FA, which integrates geographic information systems (GIS) techniques, FA models, partial least squares (PLS) regression, and enviromics to predict phenotypic performance in untested environments. The GIS-FA approach enables: (i) the prediction of the phenotypic performance of tested genotypes in untested environments, (ii) the selection of the best-ranking genotypes based on their overall performance and stability using the FA selection tools, and (iii) the creation of thematic maps showing overall or pairwise performance and stability for decision-making. We exemplify the usage of the GIS-FA approach using two datasets of rice [Oryza sativa (L.)] and soybean [Glycine max (L.) Merr.] in MET spread over tropical areas. In summary, our novel predictive method allows the identification of new breeding scenarios by pinpointing groups of environments where genotypes demonstrate superior predicted performance. It also facilitates and optimizes cultivar recommendations by utilizing thematic maps. |
Thesagro: |
Sistema de Informação Geográfica. |
Thesaurus NAL: |
Cultivars; Environmental indicators. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02413naa a2200325 a 4500 001 2162951 005 2024-03-19 008 2024 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a0040-5752 024 7 $ahttps://doi.org/10.1007/s00122-024-04579-z$2DOI 100 1 $aARAÚJO, M. S. 245 $aGIS-FA$ban approach to integrating thematic maps, factor-analytic, and envirotyping for cultivar targeting.$h[electronic resource] 260 $c2024 520 $aParsimonious methods that capture genotype-by-environment interaction (GEI) in multi-environment trials (MET) are important in breeding programs. Understanding the causes and factors of GEI allows the utilization of genotype adaptations in the target population of environments through environmental features and factor-analytic (FA) models. Here, we present a novel predictive breeding approach called GIS-FA, which integrates geographic information systems (GIS) techniques, FA models, partial least squares (PLS) regression, and enviromics to predict phenotypic performance in untested environments. The GIS-FA approach enables: (i) the prediction of the phenotypic performance of tested genotypes in untested environments, (ii) the selection of the best-ranking genotypes based on their overall performance and stability using the FA selection tools, and (iii) the creation of thematic maps showing overall or pairwise performance and stability for decision-making. We exemplify the usage of the GIS-FA approach using two datasets of rice [Oryza sativa (L.)] and soybean [Glycine max (L.) Merr.] in MET spread over tropical areas. In summary, our novel predictive method allows the identification of new breeding scenarios by pinpointing groups of environments where genotypes demonstrate superior predicted performance. It also facilitates and optimizes cultivar recommendations by utilizing thematic maps. 650 $aCultivars 650 $aEnvironmental indicators 650 $aSistema de Informação Geográfica 700 1 $aCHAVES, S. F. S. 700 1 $aDIAS, L. A. S. 700 1 $aFERREIRA, F. M. 700 1 $aPEREIRA, G. R. 700 1 $aBEZERRA, A. R. G. 700 1 $aALVES, R. S. 700 1 $aHEINEMANN, A. B. 700 1 $aBRESEGHELLO, F. 700 1 $aCARNEIRO, P. C. S. 700 1 $aKRAUSE, M. D. 700 1 $aCOSTA-NETO, G. 700 1 $aDIAS, K. O. G. 773 $tTheoretical and Applied Genetics$gv. 137, 80, Mar. 2024.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|