Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
31/01/2011 |
Data da última atualização: |
24/02/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/UNICAMP. |
Título: |
Produção de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España, v. 9, n. 2, p. 89-105, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem significativa; Conteúdo educativo digital; Conteúdos educativos; Mapa conceitual; Produção de conteúdo; Vídeo educativo. |
Thesagro: |
Tecnologia da Informação. |
Thesaurus Nal: |
Learning; Technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26154/1/625-2927-1-PB.pdf
|
Marc: |
LEADER 01584naa a2200253 a 4500 001 1875058 005 2011-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aProdução de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aO artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. 650 $aLearning 650 $aTechnology 650 $aTecnologia da Informação 653 $aAprendizagem significativa 653 $aConteúdo educativo digital 653 $aConteúdos educativos 653 $aMapa conceitual 653 $aProdução de conteúdo 653 $aVídeo educativo 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aAMARAL, S. F. do 773 $tRevista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España$gv. 9, n. 2, p. 89-105, 2010.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |