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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
14/01/2008 |
Data da última atualização: |
01/07/2009 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ALMEIDA, C. O. de. |
Afiliação: |
Clóvis Oliveira de Almeida, CNPMF. |
Título: |
Agronegócio do abacaxi no Brasil. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes de abacaxi, bem como os produtos mais comercializados (sucos, abacaxi fresco, abacaxi em conserva, etc.). É também apresentada a tendência de consumo de abacaxi fresco nos principais mercados, a sazonalidade do consumo na União Européia e as maiores empresas exportadoras, finalizando-se com a relação das variedades mais comercializadas e seus respectivos ciclos de vida no mercado. O último tópico dedica-se à inserção do Brasil no mercado internacional de abacaxi. MenosNesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sazonalidade. |
Thesagro: |
Abacaxi; Ananás Comosus; Comercio Exterior; Mercado; Preço. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
27/03/2009 |
Data da última atualização: |
27/03/2009 |
Tipo da produção científica: |
Monitoramento/Zoneamento |
Autoria: |
ACCIOLY, L. J. de O.; SILVA, A. B. da; SILVEIRA, H. L. F. da; LOPES, H. L.; FONSECA, J. C. da; MENEZES, A. A. de A.; SILVA, J. A. da; SILVA, E. A. da; FRANÇA, A. E. D. de; SILVA, F. F. da; GUIMARÃES, L. M.; AZEVEDO, V. W. B.; SILVA, E. A. da. |
Afiliação: |
Luciano José de Oliveira Accioly, Embrapa Solos; Ademar Barros da Silva, Embrapa Solos; Hilton Luís Ferraz da Silveira, Embrapa Solos; Hélio Leandro Lopes, Embrapa Solos; João Cordeiro da Fonseca, Embrapa Solos; Arnaldo A. de Alecrim Menezes, Embrapa Solos; Juliana Alves da Silva, Embrapa Solos; Eduardo Alves da Silva, Embrapa Solos; Álvaro Eugênio Duarte de França, Embrapa Solos; Fábio Fernandes da Silva, Embrapa Solos; Luciano Macedo Guimarães, Embrapa Solos; Verônica Wilma Bezerra Azevedo, Embrapa Solos; Eudmar Alves da Silva, Embrapa Solos. |
Título: |
Mapa relatório de uso e cobertura das terras do estado de Alagoas - Folha Garanhuns. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Recife: Embrapa Solos UEP, 2008. |
Páginas: |
1 mapa. |
Descrição Física: |
mapa color.; escala 1:100.000. |
Idioma: |
Português |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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