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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/12/2004 |
Data da última atualização: |
27/12/2004 |
Autoria: |
ALCADIPANI, R.; CRUBELLATE, J. M. |
Título: |
Cultura organizacional brasileira: generalizações improváveis e conceituações imprecisas. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.43, n.2, p.64-77, abr./jun.2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo buscamos problematizar, por meio da perspectiva epistemológica pós-moderna, parte da produção nacional de pesquisas e estudos sobre cultura organizacional brasileira. Para tanto, primeiramente apresentamos aspectos da perspectiva pós-moderna de análise, focando em suas contribuições para o estudo da cultura nas organizações. Em seguida, desenvolvemos uma breve apresentação das idéias centrais de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais, no período de 1991 a 2000, que versaram sobre cultura organizacional brasileira, buscando traçar suas características fundamentais. Com base nesse quadro de referência, concluímos que a maioria dos estudos sobre cultura brasileira desenvolvidos no âmbito da administração analisa o tema de forma homogênea, não levando em conta a pluralidade e a heterogeneidade de nosso país e de nossas organizações. |
Palavras-Chave: |
antropologia; Antropology; Brazilian culture; crítica; critique; Cultura brasileira; cultura organizacional; organizational culture; pós-modernismo; post-modernism. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01653naa a2200253 a 4500 001 1112715 005 2004-12-27 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALCADIPANI, R. 245 $aCultura organizacional brasileira$bgeneralizações improváveis e conceituações imprecisas. 260 $c2003 520 $aNeste artigo buscamos problematizar, por meio da perspectiva epistemológica pós-moderna, parte da produção nacional de pesquisas e estudos sobre cultura organizacional brasileira. Para tanto, primeiramente apresentamos aspectos da perspectiva pós-moderna de análise, focando em suas contribuições para o estudo da cultura nas organizações. Em seguida, desenvolvemos uma breve apresentação das idéias centrais de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais, no período de 1991 a 2000, que versaram sobre cultura organizacional brasileira, buscando traçar suas características fundamentais. Com base nesse quadro de referência, concluímos que a maioria dos estudos sobre cultura brasileira desenvolvidos no âmbito da administração analisa o tema de forma homogênea, não levando em conta a pluralidade e a heterogeneidade de nosso país e de nossas organizações. 653 $aantropologia 653 $aAntropology 653 $aBrazilian culture 653 $acrítica 653 $acritique 653 $aCultura brasileira 653 $acultura organizacional 653 $aorganizational culture 653 $após-modernismo 653 $apost-modernism 700 1 $aCRUBELLATE, J. M. 773 $tRevista de Administração de Empresas, São Paulo$gv.43, n.2, p.64-77, abr./jun.2003.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
25/04/2000 |
Data da última atualização: |
22/09/2015 |
Autoria: |
PAULA PESSOA, P. F. A.; LEITE, L. A. de S. |
Título: |
Foco no mercado: a base para a gestão estratégica de négocios |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
Fortaleza: EMBRAPA - CNPAT, 1999. |
Páginas: |
22 p. |
Série: |
(EMBRAPA - CNPAT. Documentos, 28). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As mudancas na economia mundial, desencadeadas nas ultimas decadas, colocam, atualmente, a gestaocom foco no mercado como a base de qualquer estrategia empresarial.In duzidas por um intenso crescimeto do mercado e por largas margensde lucro, as empresas ate os anos 70 adotavam uma postura reativa em relacao ao ambiente externo, tinham uma estruturainterna formada por departamentos. possuiam produtos e espacos concorrenciais bem identificados e delimitados e a sua competitividade era definida, basicamente, na unidade produtiva. Portanto, naquela epoca a concepcao dos negocios enfatizava a produtividade, vindo em segundo plano as questoes relacionadas a qualidade. |
Palavras-Chave: |
Agricultural sector; Agroindústria; Agroindustrial complexes; Brasil; Business; Ceara; Estrategia; Estratégia de mercado; Fortaleza; Management; quality; Strategic. |
Thesagro: |
Administração; Gestão; Indústria Agrícola; Mercado; Qualidade. |
Thesaurus NAL: |
agribusiness; business management. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPAT-2010/4787/1/Dc-028.pdf
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Marc: |
LEADER 01641nam a2200373 a 4500 001 1421981 005 2015-09-22 008 1999 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aPAULA PESSOA, P. F. A. 245 $aFoco no mercado$ba base para a gestão estratégica de négocios 260 $aFortaleza: EMBRAPA - CNPAT$c1999 300 $a22 p. 490 $a(EMBRAPA - CNPAT. Documentos, 28). 520 $aAs mudancas na economia mundial, desencadeadas nas ultimas decadas, colocam, atualmente, a gestaocom foco no mercado como a base de qualquer estrategia empresarial.In duzidas por um intenso crescimeto do mercado e por largas margensde lucro, as empresas ate os anos 70 adotavam uma postura reativa em relacao ao ambiente externo, tinham uma estruturainterna formada por departamentos. possuiam produtos e espacos concorrenciais bem identificados e delimitados e a sua competitividade era definida, basicamente, na unidade produtiva. Portanto, naquela epoca a concepcao dos negocios enfatizava a produtividade, vindo em segundo plano as questoes relacionadas a qualidade. 650 $aagribusiness 650 $abusiness management 650 $aAdministração 650 $aGestão 650 $aIndústria Agrícola 650 $aMercado 650 $aQualidade 653 $aAgricultural sector 653 $aAgroindústria 653 $aAgroindustrial complexes 653 $aBrasil 653 $aBusiness 653 $aCeara 653 $aEstrategia 653 $aEstratégia de mercado 653 $aFortaleza 653 $aManagement 653 $aquality 653 $aStrategic 700 1 $aLEITE, L. A. de S.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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