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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
07/12/2009 |
Data da última atualização: |
31/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ABREU, L. S. de; MENDES, S. P. C.; KLEDAL, P. R.; SERIEIX, L.; PETTAN, K. |
Afiliação: |
LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; SÉRGIO P. C. MENDES, IFCH-UNICAMP; PAUL R. KLEDAL, FOI (Dinamarca); L. SERIEIX, SUPAFRO; KLEBER PETTAN, Autônomo (Consultor em Mercado Orgânico). |
Título: |
Valores sócioculturais e econômicos: o consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM. |
Páginas: |
9 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Esta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender o contexto atual, a relação entre o local e o espaço de trocas global. Apresentamos uma síntese geral do estudo realizado, factível no escopo de um trabalho para esse espaço. MenosEsta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Consumo ecológico; Mercado local. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/143643/1/2009AA-114.pdf
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Marc: |
LEADER 02460nam a2200205 a 4500 001 1577411 005 2016-05-31 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aABREU, L. S. de 245 $aValores sócioculturais e econômicos$bo consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM.$c2009 300 $a9 p. 520 $aEsta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender o contexto atual, a relação entre o local e o espaço de trocas global. Apresentamos uma síntese geral do estudo realizado, factível no escopo de um trabalho para esse espaço. 653 $aAgroecologia 653 $aConsumo ecológico 653 $aMercado local 700 1 $aMENDES, S. P. C. 700 1 $aKLEDAL, P. R. 700 1 $aSERIEIX, L. 700 1 $aPETTAN, K.
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Biblioteca |
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Origem |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Florestas; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Roraima; Embrapa Unidades Centrais; Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
17/08/2018 |
Data da última atualização: |
20/08/2020 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
LOPES, D. B.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; SAMPAIO, M. J. A. M.; FOGACA, F. H. dos S.; MELLO, L. M. R. de; FREITAS, M. H. A. de; MELO, P. E. de; COSTA, J. R. da; COSTA, P. da; MOZZER, G. B.; DIAS, T. A. B.; COSTA, J. L. da S.; ARZABE, C.; SANTOS, A. C. C. dos; HAMMES, V. S.; PIEROZZI JUNIOR, I. |
Afiliação: |
DANIELA BIAGGIONI LOPES, SIM; YEDA MARIA MALHEIROS DE OLIVEIRA, CNPF; MARIA JOSE AMSTALDEN M SAMPAIO, SRI; FABIOLA HELENA DOS SANTOS FOGACA, CTAA; LOIVA MARIA RIBEIRO DE MELLO, CNPUV; MARCELO HENRIQUE AGUIAR DE FREITAS, SRI; PAULO EDUARDO DE MELO, SPD; JOANNE REGIS DA COSTA, CPAA; PATRICIA DA COSTA, CPAF-Roraima; GUSTAVO BARBOSA MOZZER, SRI; TEREZINHA APARECIDA BORGES DIAS, Cenargen; JEFFERSON LUIS DA SILVA COSTA, SIM; CRISTINA ARZABE, CNPCa; ANDRE CARLOS CAU DOS SANTOS, CNPUV; VALERIA SUCENA HAMMES, SIM; IVO PIEROZZI JUNIOR, CNPTIA. |
Título: |
Desafios e oportunidades para a Embrapa. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: HAMMES, V. S.; LOPES, D. B.; SANTOS, A. C. C. dos; COSTA, J. R. da; OLIVEIRA, Y. M. M. de (Ed.). Pesquisa e inovação agropecuária na agenda 2030: contribuições da Embrapa e parceiros. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. Cap. 3. |
Páginas: |
80-105 |
Série: |
(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 18) |
ISBN: |
978-85-7035-802-8 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Ação gerencial: ODS: Internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e definição de estratégias de ação. |
Conteúdo: |
A Embrapa atua no segmento de pesquisa, desenvolvimento e inovação em agropecuária há 45 anos e, ao longo desse período, seus resultados vêm respondendo aos problemas prioritários do setor produtivo e do ambiente de produção agropecuária, prospectados por sua rede de colaboradores (pesquisadores e analistas) e por seus mecanismos institucionais. Nos e-books da Coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Coleção ODS), foram apresentadas algumas das contribuições da Embrapa e parceiros a todos os 17 ODS e a 76 metas, do total das 169 listadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que demonstra o compromisso que a Empresa sempre teve com o desenvolvimento sustentável ao longo de sua trajetória. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; Desenvolvimento; Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); ODS; ODS Embrapa; ODS publicação; Organização das Nações Unidas (ONU); Rede ODS Embrapa; Sustentabilidade Embrapa. |
Thesagro: |
Inovação; Instituição de Pesquisa; Pesquisa. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215448/1/ODS-18-p47.pdf
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Marc: |
LEADER 02454naa a2200493 a 4500 001 2124468 005 2020-08-20 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-85-7035-802-8 100 1 $aLOPES, D. B. 245 $aDesafios e oportunidades para a Embrapa.$h[electronic resource] 260 $c2018 300 $a80-105 490 $a(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 18) 500 $aAção gerencial: ODS: Internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e definição de estratégias de ação. 520 $aA Embrapa atua no segmento de pesquisa, desenvolvimento e inovação em agropecuária há 45 anos e, ao longo desse período, seus resultados vêm respondendo aos problemas prioritários do setor produtivo e do ambiente de produção agropecuária, prospectados por sua rede de colaboradores (pesquisadores e analistas) e por seus mecanismos institucionais. Nos e-books da Coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Coleção ODS), foram apresentadas algumas das contribuições da Embrapa e parceiros a todos os 17 ODS e a 76 metas, do total das 169 listadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que demonstra o compromisso que a Empresa sempre teve com o desenvolvimento sustentável ao longo de sua trajetória. 650 $aInovação 650 $aInstituição de Pesquisa 650 $aPesquisa 653 $aAgenda 2030 653 $aDesenvolvimento 653 $aObjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 653 $aODS 653 $aODS Embrapa 653 $aODS publicação 653 $aOrganização das Nações Unidas (ONU) 653 $aRede ODS Embrapa 653 $aSustentabilidade Embrapa 700 1 $aOLIVEIRA, Y. M. M. de 700 1 $aSAMPAIO, M. J. A. M. 700 1 $aFOGACA, F. H. dos S. 700 1 $aMELLO, L. M. R. de 700 1 $aFREITAS, M. H. A. de 700 1 $aMELO, P. E. de 700 1 $aCOSTA, J. R. da 700 1 $aCOSTA, P. da 700 1 $aMOZZER, G. B. 700 1 $aDIAS, T. A. B. 700 1 $aCOSTA, J. L. da S. 700 1 $aARZABE, C. 700 1 $aSANTOS, A. C. C. dos 700 1 $aHAMMES, V. S. 700 1 $aPIEROZZI JUNIOR, I. 773 $tIn: HAMMES, V. S.; LOPES, D. B.; SANTOS, A. C. C. dos; COSTA, J. R. da; OLIVEIRA, Y. M. M. de (Ed.). Pesquisa e inovação agropecuária na agenda 2030: contribuições da Embrapa e parceiros. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. Cap. 3.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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