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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
20/04/2021 |
Data da última atualização: |
20/04/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PADILHA, J. C.; PANTOJA, M. J.; SOARES, J. P. G. |
Afiliação: |
JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CPAC. |
Título: |
Feira da produção familiar: perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOBER, 58., 2020, Foz do Iguaçú. Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural: anais... Brasília: Even3, 2020. |
Páginas: |
20 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal, espaço destinado à comercialização da produção familiar. Logo, os objetivos específicos abrangem revisar estudos na área de perfil do consumidor de feiras e canais curtos de comercialização, descrever o perfil do consumidor de feiras em outras localidades e relacionar a caracterização do consumidor do Empório Lago Oeste, aos demais consumidores de feiras no Brasil. Ametodologia do estudo foi pautada na pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa. A partir do referencial teórico sobre a agricultura familiar e comercialização de alimentos nas feiras, foi realizada a revisão sistemática da literatura publicada na última década. Para o estudo de campo foi aplicada uma entrevista, por meio de questionário, numa amostra com 20 consumidores. O estudo reveloua diversificação socioeconômica e a pluriatividade local demonstrada pela sustentabilidade dos agentes. Entre as principais característicasfoi revelado quea maioria dos consumidores são mulheres com faixa etária elevada, possuem alto grau de escolaridade, visitam semanalmente o Empório há pelo menos três anos, também buscam por facilidades, como comidas prontas e lanches, usam bastante a tecnologia, possuem alta renda e, por isso, estão dispostos a pagar mais por melhores produtos. As maiores motivações para os pesquisados comprar no Empório éa possível ausência de agrotóxico, bom atendimento, boa localização, consciência ecológica, qualidade dos produtos e os relacionamentos sociais, contudo, o uso de embalagens de plásticoea ausência de publicidade apontam desinteresse dos pesquisados. Por fim, foi confirmado que os resultados quantitativos e qualitativos se complementaram após as análises descritivas estatísticas e de discurso. Por tudo, é possível afirmar que os objetivos propostos foram alcançados, agregou valor acadêmico, e ainda, foram percebidos novos campos para pesquisas. MenosO presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal, espaço destinado à comercialização da produção familiar. Logo, os objetivos específicos abrangem revisar estudos na área de perfil do consumidor de feiras e canais curtos de comercialização, descrever o perfil do consumidor de feiras em outras localidades e relacionar a caracterização do consumidor do Empório Lago Oeste, aos demais consumidores de feiras no Brasil. Ametodologia do estudo foi pautada na pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa. A partir do referencial teórico sobre a agricultura familiar e comercialização de alimentos nas feiras, foi realizada a revisão sistemática da literatura publicada na última década. Para o estudo de campo foi aplicada uma entrevista, por meio de questionário, numa amostra com 20 consumidores. O estudo reveloua diversificação socioeconômica e a pluriatividade local demonstrada pela sustentabilidade dos agentes. Entre as principais característicasfoi revelado quea maioria dos consumidores são mulheres com faixa etária elevada, possuem alto grau de escolaridade, visitam semanalmente o Empório há pelo menos três anos, também buscam por facilidades, como comidas prontas e lanches, usam bastante a tecnologia, possuem alta renda e, por isso, estão dispostos a pagar mais por melhores produtos. As maiores motivações para os pesquisados comprar no Empório éa possível ausência de agrotóxico, bom atendimento, boa local... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Canal curto; Diversificação econômica. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/222783/1/Joao-Paulo-feira-da-producao-familiar.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
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Registros recuperados : 770 | |
85. | | CAMARGO, R. C. R. de; PEREIRA, F. de M.; LOPES, M. T. do R. Meliponicultura. In: OLIVEIRA, F. das C.; SOUSA, V. F. de; OLIVEIRA JÚNIOR, J. O. L. de (Ed.). Estratégias de desenvolvimento rural e alternativas tecnológicas para a agricultura familiar na Região Meio-Norte. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2008. Cap, 10. p. 311-337.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
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89. | | MENDES, M. F.; NEVES, S. M. A. da S.; SILVA, J. dos S. V. da; NEVES, R. J.; SILVA, T. de P. da. Perfil dos agricultores familiares extrativistas da região sudoeste matogrossense, pertencente à bacia do alto Paraguai - Brasil. Boletim de Geografia, Maringá, v. 32, n. 3, p. 94-109 , set./dez., 2014Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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95. | | PESQUISA e desenvolvimento: subsídios para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira. Brasília, DF: Embrapa-SPI; Petrolina: Embrapa-CPATSA, 1998. 40 p. (Embrapa-SPI. Agricultura Familiar, 1). Participaração da elaboração do documento: Clovis Guimarães Filho, Embrapa Semi-Árido; Denis Sautier, CIRAD; Eric Sabourin, CIRAD; José Renato Cabral, Embrapa DPD; Manoel Abílio de Queiroz, Embrapa Semi-Árido; Nelson Ferreira Sampaio,...Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
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