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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/03/2010 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. C. V. da. |
Afiliação: |
MARIA CÉLIA VIEIRA DA SILVA, Pós-graduanda UFPA. |
Título: |
Papel social do jovem na unidade familiar: influências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. |
Conteúdo: |
Este texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. MenosEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Escola rural; Pará; Santa Maria das Barreiras. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Juventude Rural; Sociologia rural. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 02847nam a2200229 a 4500 001 1662690 005 2014-07-30 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. C. V. da 245 $aPapel social do jovem na unidade familiar$binfluências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. 260 $a2009.$c2009 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. 520 $aEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura familiar 650 $aJuventude Rural 650 $aSociologia rural 653 $aBrasil 653 $aEducação rural 653 $aEscola rural 653 $aPará 653 $aSanta Maria das Barreiras
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
26/12/2022 |
Data da última atualização: |
26/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
SANTOS, C. S. dos; PEREIRA, F. A. C.; MAURI, J.; VIANA, M. T. R.; RODRIGUES, G. C.; VEIGA, A. D.; BARTHOLO, G. F.; CARVALHO, M. A. de F. |
Afiliação: |
CYNTIA STEPHÂNIA DOS SANTOS, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; FERNANDA APARECIDA CASTRO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JANAÍNA MAURI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MARIANA THEREZA RODRIGUES VIANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa. |
Título: |
Assessment of leaf anatomic and physiological characteristics and genetic divergence among Coffea arabica L. cultivars in the Brazilian Savanna. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuaria Tropical, v. 52, e73265, 2022. |
DOI: |
10.1590/1983-40632022v5273265 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The knowledge on cultivars is essential for parental choosing on breeding programs. This research aimed to study the genetic divergence of Coffea arabica L. cultivars from a germoplasm bank of the Embrapa Cerrados, Brazil, for leaf anatomic and physiological characteristics. A total of 23 cultivars were evaluated: Acaiá Cerrado MG1474, Araponga MG1, Catiguá MG1, Catiguá MG2, Catiguá MG3, Catiguá MG3 P4, Catiguá MG3 P5, Catiguá MG3 P7, Catiguá MG3 P9, Catiguá MG3 P23, Catiguá MG3 P51, Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 15, Catuaí Vermelho IAC 81, Catuaí Vermelho IAC 99, Caturra Vermelho MG0187, Guatenano Colis MG0207, Mundo Novo IAC 379-19, Paraíso MG1, Pau Brasil MG1, Sacramento MG1, San Ramon MG0198 and Topázio MG1190. In addition to the genetic divergence, the broad sense heritability and coefficient of genetic and environmental variation were also evaluated. All characteristics showed high coefficients of genetic variation and heritability values greater than 70 %, indicating a predominance of genetic over environmental factors, and that these are characteristics likely to obtain genetic gain. Catiguá MG1, Catiguá MG3 P51 and Topázio MG1190 stood out, with superior gas exchange characteristics. Attributes related to gas exchange were important for cultivar differentiation, demonstrating that they can be used in the early selection of Coffea arabica L. genotypes. |
Palavras-Chave: |
Cafeeiro; Coffee tree; Genetic breeding; Melhoramento genético; Trocas gasosas. |
Thesagro: |
Coffea Arábica. |
Thesaurus NAL: |
Gas exchange. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1150333/1/AP-Assessment-leaf-anatomic-2022.pdf
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Marc: |
LEADER 02353naa a2200301 a 4500 001 2150333 005 2022-12-26 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.1590/1983-40632022v5273265$2DOI 100 1 $aSANTOS, C. S. dos 245 $aAssessment of leaf anatomic and physiological characteristics and genetic divergence among Coffea arabica L. cultivars in the Brazilian Savanna.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aThe knowledge on cultivars is essential for parental choosing on breeding programs. This research aimed to study the genetic divergence of Coffea arabica L. cultivars from a germoplasm bank of the Embrapa Cerrados, Brazil, for leaf anatomic and physiological characteristics. A total of 23 cultivars were evaluated: Acaiá Cerrado MG1474, Araponga MG1, Catiguá MG1, Catiguá MG2, Catiguá MG3, Catiguá MG3 P4, Catiguá MG3 P5, Catiguá MG3 P7, Catiguá MG3 P9, Catiguá MG3 P23, Catiguá MG3 P51, Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 15, Catuaí Vermelho IAC 81, Catuaí Vermelho IAC 99, Caturra Vermelho MG0187, Guatenano Colis MG0207, Mundo Novo IAC 379-19, Paraíso MG1, Pau Brasil MG1, Sacramento MG1, San Ramon MG0198 and Topázio MG1190. In addition to the genetic divergence, the broad sense heritability and coefficient of genetic and environmental variation were also evaluated. All characteristics showed high coefficients of genetic variation and heritability values greater than 70 %, indicating a predominance of genetic over environmental factors, and that these are characteristics likely to obtain genetic gain. Catiguá MG1, Catiguá MG3 P51 and Topázio MG1190 stood out, with superior gas exchange characteristics. Attributes related to gas exchange were important for cultivar differentiation, demonstrating that they can be used in the early selection of Coffea arabica L. genotypes. 650 $aGas exchange 650 $aCoffea Arábica 653 $aCafeeiro 653 $aCoffee tree 653 $aGenetic breeding 653 $aMelhoramento genético 653 $aTrocas gasosas 700 1 $aPEREIRA, F. A. C. 700 1 $aMAURI, J. 700 1 $aVIANA, M. T. R. 700 1 $aRODRIGUES, G. C. 700 1 $aVEIGA, A. D. 700 1 $aBARTHOLO, G. F. 700 1 $aCARVALHO, M. A. de F. 773 $tPesquisa Agropecuaria Tropical$gv. 52, e73265, 2022.
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