|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
01/02/2019 |
Data da última atualização: |
17/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
WATANABE, M. A.; LUIZ, A. J. B.; ABREU, L. S. de. |
Afiliação: |
MARIA AICO WATANABE, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA. |
Título: |
Preços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER, 2018. |
Páginas: |
11 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search for organically produced fruits and vegetables. In this search, consumers encounter obstacles such as higher prices and problems with the availability of organic products in the market. Farmers, who are concerned about intoxication risks or reducing production costs, are interested in organic production, but should be concerned about offering products at fair prices that are attractive to consumers. Free fairs (short circuit) and supermarkets (long circuit) are the most important suppliers of horticultural products. It is to be expected that the commercialization through the short circuit will, at the same time, satisfy the desire for a lower price for the consumer and greater profit for the producer. The objective of this work, part of a more complete investigation, was to raise the reality of the prices of these products, produced in an organic or conventional way and sold in fairs or supermarkets. The values practiced in two open fairs and in a supermarket located in the Barão Geraldo neighborhood, Campinas, State of São Paulo, Brazil, were compared. As main results, it was observed that in the supermarket the prices of organic products were always higher than the conventional ones, while at the fairs prices were more dependent on the product than the form of production. MenosResumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Circuito curto; Short circuit; Verduras. |
Thesagro: |
Comercialização; Feira; Fruta; Produção orgânica; Produto Hortigranjeiro. |
Thesaurus Nal: |
Commercialization; Food prices; fruits; marketing; Organic production; vegetables. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/191905/1/2018AA49.pdf
|
Marc: |
LEADER 03942nam a2200313 a 4500 001 2105340 005 2023-01-17 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aWATANABE, M. A. 245 $aPreços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER$c2018 300 $a11 p. 520 $aResumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search for organically produced fruits and vegetables. In this search, consumers encounter obstacles such as higher prices and problems with the availability of organic products in the market. Farmers, who are concerned about intoxication risks or reducing production costs, are interested in organic production, but should be concerned about offering products at fair prices that are attractive to consumers. Free fairs (short circuit) and supermarkets (long circuit) are the most important suppliers of horticultural products. It is to be expected that the commercialization through the short circuit will, at the same time, satisfy the desire for a lower price for the consumer and greater profit for the producer. The objective of this work, part of a more complete investigation, was to raise the reality of the prices of these products, produced in an organic or conventional way and sold in fairs or supermarkets. The values practiced in two open fairs and in a supermarket located in the Barão Geraldo neighborhood, Campinas, State of São Paulo, Brazil, were compared. As main results, it was observed that in the supermarket the prices of organic products were always higher than the conventional ones, while at the fairs prices were more dependent on the product than the form of production. 650 $aCommercialization 650 $aFood prices 650 $afruits 650 $amarketing 650 $aOrganic production 650 $avegetables 650 $aComercialização 650 $aFeira 650 $aFruta 650 $aProdução orgânica 650 $aProduto Hortigranjeiro 653 $aCircuito curto 653 $aShort circuit 653 $aVerduras 700 1 $aLUIZ, A. J. B. 700 1 $aABREU, L. S. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
13/11/2023 |
Data da última atualização: |
13/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
CAVALCANTI, C. P. L.; MACEDO, T. J. S.; PERIPOLLI, V.; GOIS, G. C.; MENEZES, V. G.; MONTE, A. P. O.; SILVA, D. J. M.; NASCIMENTO, P. V. N.; SILVA, E. O.; ARAUJO, G. G. L. de; RODRIGUES, R. T. S.; WISCHRAL, A.; MATOS, M. H. T.; QUEIROZ, M. A. A. |
Afiliação: |
CINTHIA P. LIMA CAVALCANTI, UNIVASF; TAÍS J. SILVA MACEDO, UFRPE; VANESSA PERIPOLLI, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, BA; GLAYCIANE COSTA GOIS, UNIVASF; VANÚZIA GONÇALVES MENEZES, UFRPE; ALANE P. OLIVEIRA MONTE, UNIVASF; DIELEN J. MENEZES SILVA, UNIVASF; PAULO V. NUNES NASCIMENTO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, BA; ELVES OLIVEIRA SILVA, UNIVASF; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; RAFAEL T. SOUZA RODRIGUES, UNIVASF; ÁUREA WISCHRAL, UFRPE; MARIA H. TAVARES MATOS, UNIVASF; MÁRIO A. ÁVILA QUEIROZ, UNIVASF. |
Título: |
Carcass yield, non-carcass components, and economic viability of licuri oil addition to the diet of Santa Ines ewes. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Colombiana de Ciências Pecuárias, v. 36, n. 4, p. 196-209, 2023. |
DOI: |
https://doi.org/10.17533/udea.rccp.v36n4a4 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The production of biofuels has caused an increase in the prices of agricultural commodities. Thus, the ecological footprint, social inclusion and profitability of production systems have encouraged the use of agro-industrial products as an alternative in ruminant feeds. Objective: To evaluate carcass yields, non-carcass components, and the economic viability of including licuri oil in diet of Santa Ines ewes. Methods: A total of 32 Santa Ines ewes (multiparous, non-lactating, 2?4 years old, and 36.7±0.87 kg of body weight?BW) were allotted to a randomized block design with four treatments (diets containing 0, 2, 4 or 5% licuri oil) with eight replicates per treatment, and confined for 77 days. Results: The incremental inclusion of licuri oil promoted a quadratic response on slaughter BW, carcass and true yields, chest widths, heart fat, pancreas, omental fat, and ribeye area (p<0.05). Carcass, heart and loin weight, shank yield, fat thickness and loin fat were reduced (p<0.05); while cooling losses, left half-carcass weight, saw blade yield, and proportion of meat in the loin increased (p<0.05) with increasing dietary levels of licuri oil. The control diet resulted in the best gross revenue (USD$609.39); however, there was a loss (USD$50.96) regarding economic performance indicators. Conclusion: The use of up to 2% licuri oil in the diet increased carcass yield of discard ewes. |
Palavras-Chave: |
Alternativas de alimentação; Carne de ovelha; Fontes de energia; Oleo de licuri; Ovelhas Santa Inês; Pequenos ruminantes; Perdas por resfriamento; Performance econômica; Peso da carcaça; Rendimento de carcaça; Terras seca. |
Thesagro: |
Dieta; Gordura Animal; Óleo Vegetal; Ovelha. |
Thesaurus NAL: |
Carcass weight; Carcass yield; Dietary energy sources; Economic performance; Ewes; Small ruminants; Vegetable oil. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1158232/1/Carcass-yield-non-carcass-components-and-economic-viability-of-licuri-oil-addition-to-the-diet-of-Santa-Ines-ewes-2023.pdf
|
Marc: |
LEADER 03054naa a2200553 a 4500 001 2158232 005 2023-11-13 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.17533/udea.rccp.v36n4a4$2DOI 100 1 $aCAVALCANTI, C. P. L. 245 $aCarcass yield, non-carcass components, and economic viability of licuri oil addition to the diet of Santa Ines ewes.$h[electronic resource] 260 $c2023 520 $aThe production of biofuels has caused an increase in the prices of agricultural commodities. Thus, the ecological footprint, social inclusion and profitability of production systems have encouraged the use of agro-industrial products as an alternative in ruminant feeds. Objective: To evaluate carcass yields, non-carcass components, and the economic viability of including licuri oil in diet of Santa Ines ewes. Methods: A total of 32 Santa Ines ewes (multiparous, non-lactating, 2?4 years old, and 36.7±0.87 kg of body weight?BW) were allotted to a randomized block design with four treatments (diets containing 0, 2, 4 or 5% licuri oil) with eight replicates per treatment, and confined for 77 days. Results: The incremental inclusion of licuri oil promoted a quadratic response on slaughter BW, carcass and true yields, chest widths, heart fat, pancreas, omental fat, and ribeye area (p<0.05). Carcass, heart and loin weight, shank yield, fat thickness and loin fat were reduced (p<0.05); while cooling losses, left half-carcass weight, saw blade yield, and proportion of meat in the loin increased (p<0.05) with increasing dietary levels of licuri oil. The control diet resulted in the best gross revenue (USD$609.39); however, there was a loss (USD$50.96) regarding economic performance indicators. Conclusion: The use of up to 2% licuri oil in the diet increased carcass yield of discard ewes. 650 $aCarcass weight 650 $aCarcass yield 650 $aDietary energy sources 650 $aEconomic performance 650 $aEwes 650 $aSmall ruminants 650 $aVegetable oil 650 $aDieta 650 $aGordura Animal 650 $aÓleo Vegetal 650 $aOvelha 653 $aAlternativas de alimentação 653 $aCarne de ovelha 653 $aFontes de energia 653 $aOleo de licuri 653 $aOvelhas Santa Inês 653 $aPequenos ruminantes 653 $aPerdas por resfriamento 653 $aPerformance econômica 653 $aPeso da carcaça 653 $aRendimento de carcaça 653 $aTerras seca 700 1 $aMACEDO, T. J. S. 700 1 $aPERIPOLLI, V. 700 1 $aGOIS, G. C. 700 1 $aMENEZES, V. G. 700 1 $aMONTE, A. P. O. 700 1 $aSILVA, D. J. M. 700 1 $aNASCIMENTO, P. V. N. 700 1 $aSILVA, E. O. 700 1 $aARAUJO, G. G. L. de 700 1 $aRODRIGUES, R. T. S. 700 1 $aWISCHRAL, A. 700 1 $aMATOS, M. H. T. 700 1 $aQUEIROZ, M. A. A. 773 $tRevista Colombiana de Ciências Pecuárias$gv. 36, n. 4, p. 196-209, 2023.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|