01370naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501310007726000090020852008300021765300260104765300130107365300150108665300160110170000210111777300500113819888112014-07-28 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aSILVA, M. da aComunicação e gestão organizacional em tempos de vigilância e controlebdo panóptico ao binóculo.h[electronic resource] c2014 aEste artigo aborda a relação da comunicação interna com o imaginário e a cultura das organizações, tendo como objetivo discutir a influência da cultura brasileira no ambiente organizacional e nos estilos de gestão que têm sido levados a cabo por diferentes organizações. Buscamos assim, uma reflexão sobre a necessidade da comunicação interna desvendar e transformar o imaginário e a cultura das organizações para a construção de melhores ambientes de trabalho, mais diálogo e equilíbrio entre a ética e a estética do discurso institucional/mercadológico, eivado de uma série de eufemismos que servem para escamotear os sistemas de vigilância e controle, ?romantizando? as práticas que permeiam sua cotidianidade, apagando as contradições próprias da sociedade e organizações contemporâneas. aComunicação interna aDiscurso aIdentidade aVigilância1 aCASTRO, M. A. de tDispositivagv. 2, n. 2, p. 42-59, jun. 2014.