01850nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001902000180006010000180007824500560009626000330015230000160018549000100020152012830021165000140149465300180150865300310152665300180155765300380157565300190161319881282017-07-20 2013 bl uuuu 00u1 u #d a97885703523921 aCRISCUOLO, C. aAtlas escolar da região metropolitana de Campinas. aBrasília, DF: Embrapac2013 a96 p. v. 1. vv. 1. aO projeto GeoAtlas contribuiu para disseminar a importância que as atividades agropecuárias desempenham para a sociedade. A equipe do projeto utilizou a geotecnologia como ferramenta facilitadora na elaboração deste Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas. Ao longo do projeto, a equipe investiu em duas grandes frentes. A primeira delas foi capacitar um grupo piloto de professores da rede municipal de ensino de Campinas no uso de sistema de informação geográfica e no acesso a dados gratuitos disponíveis na internet. Com essa experiência, foram elaborados conjuntos de materiais a serem transferidos para outros professores interessados em preparar seu próprio material escolar e utilizá-lo em sala de aula de forma dinâmica e independente. A segunda frente de trabalho foi definir e implementar metodologia para a elaboração participativa de material didático, focada na abordagem de temas de caráter local, no uso de novas tecnologias em sala de aula e na importância do tema agropecuária e seus desdobramentos na sociedade global. Nessa etapa, foram promovidas oficinas, durante as quais a equipe de técnicos e professores definiu o conteúdo e a abordagem dos temas inseridos no atlas com base em necessidades práticas do público escolar. aGeografia aAgropecuária aEducação infanto-juvenil aGeotecnologia aRegião metropolitana de Campinas aUso das terras