01335nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000220007424501630009626000400025930000100029949000380030952006180034765000160096565000190098165000160100065000250101665300190104170000230106070000220108319705522023-03-30 2012 bl uuuu u0uu1 u #d a1517-26271 aTÁVORA, G. S. G. aO papel da cartografia e dos produtos de sensoriamento para o ensino escolar de geografia e compreensão das questões socioambientais.h[electronic resource] aRio de Janeiro: Embrapa Solosc2012 a23 p. a(Embrapa Solos. Documentos, 148). aO presente trabalho objetiva fazer uma revisão do ensino da Geografia nas escolas, com enfoque na relação da disciplina como facilitadora do entendimento dos conflitos socioambientais. Com base nesse cenário é que se pretende, no presente trabalho, discutir a importância da alfabetização cartográfica no ensino escolar de Geografia. Destacaremos a importância da imagem (neste caso específico, imagens provenientes dos produtos de sensoriamento remoto) para o processo de alfabetização cartográfica, como também para o desenvolvimento da capacidade de compreensão e percepção do espaço vivido. aCartography aRemote sensing aCartografia aSensoriamento Remoto aEnsino escolar1 aSILVA, A. C. P. da1 aTURETTA, A. P. D.