02096nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424501340009426000400022830000220026849000640029052014130035465300240176765300250179165300260181670000220184270000260186419672132017-02-23 2006 bl uuuu u0uu1 u #d a1678-08921 aMOURA, N. N. de aIdentificação das redes de conhecimento dos produtores de tomate no Município de São José de Ubá-RJ.h[electronic resource] aRio de Janeiro: Embrapa Solosc2006 a34 p.cil. color. a(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 90). aO presente trabalho foi desenvolvido visando identificar os fatores que influem no processo decisório, considerando como a troca de informações ocorre entre os produtores, e qual a influência das diversas experiências e fontes de informação nesse processo. Partindo da hipótese de que as diferentes vias sociais que formam as redes de conhecimento exercem influência diferenciada no processo de decisão do produtor para a adoção de práticas e técnicas diversas, o trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo geral identificar as redes de conhecimento dos produtores de tomate em São José de Ubá, RJ. Aplicando metodologia qualitativa de pesquisa social, o estudo concluiu que as redes de conhecimento entre os produtores de tomate em São José de Ubá são constituídas por três vias principais: a) entre os próprios produtores, que através das relações face a face são os principais responsáveis pela transmissão de informações e difusão do conhecimento; b) através dos representantes de agrotóxicos e pessoas envolvidas no comércio de insumos agrícolas do município, os quais estabeleceram um canal de informação constante que ganhou a confiança dos produtores; e c) através de instituições e pessoas ligadas à extensão rural, tais como a EMATER, a Embrapa, a Prefeitura e algumas universidades que têm contribuído com pesquisas e participações em projetos. aProcesso decisório aProdução de tomate aRedes de conhecimento1 aFIDALGO, E. C. C.1 aCOSTA, J. R. P. F. da