01956nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000220007424501330009626000480022930000100027749000430028752011810033065000110151165000230152265000220154565000120156765000150157965000080159465000160160265300110161865300100162965300160163970000230165519565502019-01-11 2012 bl uuuu u0uu1 u #d a1808-46481 aLAZZAROTTO, J. J. aComércio exterior mundial e brasileiro de uva de mesabanálise de indicadores de competitividade, tendências e sazonalidades. aBento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinhoc2012 a44 p. a(Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 80). aNas últimas décadas, o comércio mundial e brasileiro de uva de uva tem apresentado amplo crescimento, que pode ser atribuído a diversos aspectos relacionados, principalmente, com questões de desenvolvimento tecnológico, aumento do nível de competitividade entre os países produtores e ampliação da renda e das exigências qualitativas por parte dos consumidores. Em decorrência desse crescimento, e pelo fato de o referido comércio envolver grande número de instituições e atores organizacionais, têm sido observados importantes e significativos impactos, sob as perspectivas econômica, social, ambiental, tecnológica e, até mesma, política. Partindo dessas considerações preliminares, foi elaborada a presente publicação, em que são discutidos importantes pontos associados com o comércio de uva de mesa nos contextos mundial e nacional. Para tanto, dá-se ênfase especial à realização de avaliações acerca da dinâmica da competitividade, sob a ótica do desempenho, dos principais países exportadores de uva de mesa, bem como à efetivação de análises sobre o comportamento recente das exportações e importações brasileiras da fruta. aGrapes aComércio exterior aComércio interno aMercado aProdução aUva aViticultura aBrasil aGrape aUva de mesa1 aFIORAVANÇO, J. C.