01572naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000190008224501140010126000090021530000160022452006590024065000140089965000270091365000130094065000170095365000180097065000150098865000310100365300180103465300210105265300240107370000210109777301760111819513392020-01-08 2012 bl uuuu u00u1 u #d a978-84-8363-909-21 aPEREIRA, N. R. aEducação e comunicaçãobnovas práticas para promover inserção social e digital.h[electronic resource] c2012 ap. 171-177. aResumo: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes nas práticas dos cidadãos. No Brasil, o acesso às novas tecnologias é crescente, com uma média de 1,1 aparelho celular por habitante, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E, no primeiro trimestre de 2011, o Brasil ficou em terceiro lugar entre os países que mais venderam computadores. Este avanço favorece a aplicação da tecnologia na educação e a aprendizagem a distância. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas práticas pedagógicas que estimulem o compartilhamento e promovam inclusão social e digital. aEducation aInformation technology aLearning aAprendizagem aComunicação aEducação aTecnologia da informação aCommunication aMobile platforms aPlataformas móveis1 aAMARAL, S. F. do tIn: SANZ, A. M. G.; ROCHA, J. M. de S. (Ed.). Las TIC en la enseñanza: diversas formas de dar apoyo al aprendizaje. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2012.