02952nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501120008026000160019250001920020852022500040065300270265065300200267765300220269765300210271965300300274019495462018-04-17 2003 bl uuuu m 00u1 u #d1 aOLIVEIRA, C. L. aA revolução tecnológica e a dimensão humana da informaçãoba construção de um modelo de mediação. a2003.c2003 aTese (Doutorado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, DF. aO objetivo desta pesquisa é construir um modelo de inclusão digital como instrumento para inclusão social, baseado na mediação da informação. Mediação essa entendida como apoio pedagógico no processo ensinoaprendizagem, em esc olas públicas de comunidade de baixa renda. Adota para tanto, a abordagem etnográfica, pelo faro de tal abordagem focalizar uma multiciplicidade de significados construídos, destruídos e reconstruídos pelos sujeitos em sua interação e, como instrumento principal de coleta de dados, utiliza a observação participativa. Concebe a metodologia de mediação a partir das experiências internacionais com a alfabetização em informação e dos objeyivos definidos na pesquisa. Cria um modelo experimental cujo enfoque é o desenvolvimento das habilidades em informação, e o qual se centra não apenas nas etapas que determinam a resolução desses problemas, mas também nas fases que requerem um processo de aprendizagem no aprender a informar-se. Comprova a tese de que a leitura e o desenvolvimento do sendo crítico são determinantes para a formação de indivíduos autônomos intelectualmente, pois a partir daí, saber manejar um computador e dispor dos conteúdos que a internet oferece é, realmente, usufruir das novas tecnologias e participar da sociedade da informação. Isso significa conceituar as TICs não como meros instrumentos, no sentido tpecnico tradicional, mas como algo tecnologicamente novo e diferente, capaz de ampliar o poder cognitivo do ser humano e de possibilitar mixagens complexas e cooperativas de conhecimento. O cerne desta pesquisa é, portanto, reconhecer o fato de a principal ferramenta desse novo milênio não ser o computador, e seim o próprio conhecimento, modelado pelas estratégias cognitivas que facilitam a tomada de decisão e a solução de problemas. è entender que a máquina é um meio, um instrumento que deve ser utilizado como recurso. A capacidade de identificar, nas mais diversas situações, a melhor solução, assim como a motivação por aprender ao longo da vida, e a autoconfiança nas próprias habilidades, não virão das ferramentas e sim da capacidade, dos mediadores do conhecimento, de realizarem com sucesso suas tarefas. aAbordagem etnográfica aEscola pública aInclusão digital aInclusão social aSociedade da informação