02155nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501260008626001110021252014750032365000160179865000220181465300090183670000260184570000190187170000190189070000210190970000190193019431392023-06-30 2012 bl uuuu u00u1 u #d1 aREGITANO, L. C. de A. aIdentificação de regiões cromossômicas associadas à eficiência alimentar em bovinos da raçah[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 9., 2012, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBMAc2012 aA Eficiência alimentar é uma característica produtiva importante por estar ligada à produtividade do rebanho. O Consumo Alimentar Residual (CAR) é um parâmetro de eficiência não correlacionado com taxa de crescimento e peso metabólico, sendo utilizado em programas de melhoramento. O objetivo deste estudo foi identificar regiões cromossômicas associadas ao CAR em animais da raça Nelore. Para isso, 273 animais foram genotipados por meio de um chip de SNPs de alta densidade (Illumina BovineHD BeadChip - 770 k). Após a estimação dos valores BLUP (Best Linear Unbiased Prediction), a análise de associação foi realizada com o programa PLINK. Utilizando o software Gbrowse, foram visualizadas regiões associadas com CAR. Foram identificados 3 cromossomos (17, 21, 27) com o maior número de SNPs significativos para CAR. Os efeitos desses SNPs sobre a característica poderão ser considerados em programas de seleção para eficiência alimentar da raça Nelore. Além disso, a prospecção de genes nessas regiões deverá contribuir para o conhecimento dos mecanismos biológicos envolvidos na característica. PESQUISADORES DO CNPGC ENVOLVIDOS NO PROJETO BIFEQUALI: Andréa Alves do Egito;Antônio do Nascimento Rosa;Fabiane Siqueira;Flábio Ribeiro de Araújo;Gelson Luís Dias Feijó;Geraldo Ramos Figueiredo;Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes;Luiz Otávio Campos da Silva;Roberto Augusto de Almeida Torres Júnior; Sérgio Raposo de Medeiros. aBos Indicus aConsumo Alimentar aSNPs1 aOLIVEIRA, P. S. N. de1 aTIZIOTO, P. C.1 aMOURÃO, G. B.1 aMUDADU, M. de A.1 aREDE BIFEQUALI