01525naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500960008026000090017630000140018550001210019952007400032065300120106065300180107265300230109070000210111370000170113470000190115177301370117019317822017-05-31 2012 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, M. I. F. aAutoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.h[electronic resource] c2012 ap. 48-61. aArtigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011. aEste artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas, tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. aAutoria aColaboração aÉtica dos hackers1 aAMARAL, S. F. do1 aSILVA, L. C.1 aARAÚJO, I. C. tIn: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012.