02084naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000220008224500750010426000090017930000140018852012230020265000140142565000330143965000140147265000150148665000150150165000150151665300170153165300220154865300300157070000190160070000170161970000210163677301370165719317732017-06-01 2012 bl uuuu u00u1 u #d a978-85-7713-138-91 aGALLANA, L. M. R. aO direito autoral na sociedade da informação.h[electronic resource] c2012 ap. 62-68. aCom o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), configura-se um novo cenário que favorece o compartilhamento e a construção coletiva de conhecimento, especialmente em espaços virtuais. Na sociedade da informação, o paradigma é a participação, a colaboração e a troca de conhecimento. Por isso, a questão dos direitos autorais precisa ser melhor refletida e debatida, para que o conhecimento possa circular e promover inclusão social. Algumas iniciativas têm surgido, principalmente por parte da comunidade de desenvolvedores de software de código aberto e de setores voltados ao entretenimento - como música, jogos e filmes, que adotam o modelo colaborativo de produção e buscam tornar disponível a sua produção ao maior número de pessoas possível, aproveitando os recursos tecnológicos para reduzir os custos de trabalhos produzidos em rede. Entretanto, os aspectos econômicos que envolvem o tema têm representado entraves a essa disseminação. Neste artigo, vamos apresentar dados que mostram porque o assunto é tão polêmico e merece maior atenção das políticas públicas, no sentido de democratizar o acesso ao conhecimento e favorecer o processo de educação. aEducation aIntellectual property rights aKnowledge aTechnology aEducação aTecnologia aConhecimento aDireitos autorais aSociedade da informação1 aPEREIRA, N. R.1 aSILVEIRA, R.1 aCRIVELARO, L. P. tIn: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012.