01387nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024500760007526000160015130000110016750001170017852008830029565300330117865300180121119302672023-10-17 2012 bl uuuu m 00u1 u #d1 aARAUJO, C. aO blog corporativo como desafio para os profissionais de comunicação. a2012.c2012 a125 f. aDissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. aAs características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são tema dessa dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram. aComunicação organizacional aMídia social