02331nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500840007726000160016130000100017750000580018752015720024565000150181765000150183265000150184765300130186265300170187565300170189265300250190965300140193465300220194865300240197065300180199465300170201265300120202910919572007-12-12 1994 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, E. F. aInovação e intraempreendimento em uma instituição de ciência e tecnologia. a1994.c1994 a171p. aDissertação (Mestrado) - UFMG, Belo Horizonte-MG. aO sistema de franquia empresarial desenvolvido pelo CNPMS-EMBRAPA foi o objeto deste estudo. Utilizando a metodologia de estudo de caso, foi examinado como ocorreu o surgimento e a gestão do sistema, de modo a caracterizá-lo como um caso de inovação em que o intraempreendimento foi o fator organizacional decisivo para o sucesso. Os dados foram coletados através de entrevistas de uma amostra intencional de pesquisadores, técnicos e gerentes que participaram do processo, bem como através da análise de documentos e da participação em atividades das empresa estudadas. Os resultados mostram que a ideia surgiu da necessidade de melhorar o processo de transferência e comercialização do produto da pesquisa. O sistema de franquia foi identificado como uma forma adequada para as características do mercado, em que, ao lado de oligopólios,existiam pequenas empresas produtoras de semente capazes de ser mobilizadas. A falta de experiência em terceirização exigiu que os técnicos da empresa construissem caminhos inovadores, através de uma dinâmica interação de parceria com o ambiente externo. De acordo com o que a teoria preve, surgiram na instituição as figuras do intraempreendedores do patrocinador do empreendimento, que se tornaram os catalizadores do processo. A adesão dos pesquisadores e dos demais empregados aconteceu após a superação das dificuldades geradas pela concorrência interna entre as atividades anteriores do centro de pesquisa e aquelas geradas pelo novo empreendimento. A percepção de sucesso e de vantagens... atechnology aInovação aTecnologia aCiência aEmpreendedor aEntrepreneur aFranquia empresarial aInovation aIntraempreendedor aIntraempreendimento aOrganização aOrganization aScience