02466nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500990007826000920017752016500026965000280191965000290194765000270197665000250200365000200202865000180204865000300206665300310209665300280212765300210215570000170217670000190219319194602019-05-03 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aTÔSTO, K. L. aErosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental.h[electronic resource] aIn: SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, 6., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: FAEc2011 aEste trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de aprendizado sobre o conteúdo referente a erosão do solo e sustentabilidade ambiental.Os resultados apresentados permitem que sejam feitas as seguintes conclusões (i) com a avaliação dos questionários iniciais, foi possível verificar que os alunos, não apresentam entendimentos sobre a constituição dos solos, desmatamento e processos erosivos; (ii) a construção e aplicação dos modelos experimentais despertaram muito interesse nos alunos facilitando o aprendizado; (ii) atividade desenvolvida em um único momento não é suficiente para a mudança conceitual havendo a necessidade de outras abordagens para tópicos onde os alunos tiveram maior dificuldade no ponto de partida; (iv) o trabalho mostrou que compreensão escolar sobre a degradação dos solos pode contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento sustentável do recurso solo. aEnvironmental education aEnvironmental protection aDegradação Ambiental aEducação ambiental aErosão do solo aMeio ambiente aPreservação da natureza aPráticas de conservação aPreservação ambiental aSustentabilidade1 aTOSTO, S. G.1 aPEREIRA, L. C.