01551naa a2200361 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500840008126000090016552005950017465000150076965000120078465000130079665000150080965000080082465000100083265300120084265300200085465300200087465300150089465300100090965300250091965300240094465300270096865300200099565300260101565300150104165300160105670000190107270000220109177300760111310901872004-04-12 1993 bl uuuu u00u1 u #d1 aWRIGHT, J. T. C. aEstrategias tecnologicas para a competividadeba industria vinicola brasileira. c1993 aMostra-se a necessidade de novas estrategias para a pesquisa tecnologica, producao e comercializacao de vinho. Os cenarios dos anos 90 apontam abertura crescente e o Mercosul elevara a concorrencia e a exigencia dos consumidores. O mercado de vinhos finos tera pouco crescimento mas o vinho de consumo corrente e os sucos apresentam grandes oportunidades. Integracao vertical ,busca de qualidade , fiscalizacao efetiva, ampliacao do mercado interno e exportacao sao elementos de estrategia setorial com profundas implicacoes para a pesquisa tecnologica que suportara a estrategia adotada. atechnology aConsumo aMERCOSUL aTecnologia aUva aVinho aCenario aCompetitiveness aCompetitiviness aEstrategia aGrape aPrevisao tecnologica aStrategy technology aTechnological strategy aVitivinicultura aWine-growing industry aWinegrower aWinegrowing1 aJOHNSON, B. B.1 aSANTOS, S. A. dos tRevista de Administracao, Sao Paulogv.28, n.1, p.44-52, jan./mar.1993.