01691nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000170007424500960009126001110018730000240029852009190032265000270124165000130126865300390128165300270132065300300134765300470137770000190142470000180144319012332020-01-24 2011 bl uuuu u00u1 u #d a2175-46831 aGÂMBARO, B. aOrganização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercomc2011 ap. 1-15.c1 CD-ROM. aA troca de informações e conhecimentos propulsionada pelos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) embasa mudanças culturais que impactam em todas as esferas da sociedade. Na educação as TIC favorecem a criação de espaços colaborativos de aprendizagem que privilegiam uma comunicação dinâmica e interativa entre os professores e os alunos. Este artigo, de caráter conceitual, parte da perspectiva educomunicativa para propor um modelo de organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem no âmbito educacional. A adoção de um modelo que oriente a forma como os conteúdos devem estar dispostos contribuirá para tornar estes ambientes mais eficientes tanto no que se refere à dinâmica de apresentação e integração dos conteúdos quanto às interações pessoais que ocorrerão a partir deles e que são fundamentais para potencializar as aprendizagens. aInformation technology aLearning aAmbientes virtuais de aprendizagem aEspaços colaborativos aOrganização pedagógica aTecnologia da informação e comunicação1 aPEREIRA, N. R.1 aTORRES, T. Z.